27/08/2021 às 16h12min - Atualizada em 29/08/2021 às 00h00min

Instituto Italiano de Cultura promove concurso cultural inspirado na obra de Dante Alighieri

‘O Amor que Move o Mundo’ irá selecionar história de amor narrada em vídeo; inscrições começaram no dia 23 de agosto e o melhor trabalho será premiado com uma viagem marítima no navio italiano “Costa Smeralda”

SALA DA NOTÍCIA Duvale Comunicação
Divulgação
O Instituto Italiano de Cultura de São Paulo, órgão oficial do Governo Italiano, promove o concurso cultural ‘O Amor que Move o Mundo’, que irá selecionar relatos de histórias de amor, narrados em vídeo. As inscrições começaram no dia 23 de agosto e o melhor trabalho será premiado com uma viagem marítima no navio italiano “Costa Smeralda”.

O projeto é uma homenagem ao poeta Dante Alighieri e à sua obra mais célebre, “A Divina Comédia”, poema épico que atravessa o Inferno, o Purgatório e o Paraíso, numa viagem movida pelo amor –  acredita-se que, para conceber os versos, o escritor tenha se inspirado na sua própria afeição pela musa Beatriz Portinari.

Para participar, os candidatos devem enviar um vídeo, com no máximo um minuto de duração, narrando uma história pessoal de grande transformação, na qual tenham se sentido movidos pelo amor – qualquer forma de amor. Os vídeos podem ser na Língua Portuguesa ou se na Língua Italiana, devem ser legendados para o português. Os registros devem conter a seguinte frase: “O amor que move o sol e move estrelas” – último verso da obra-prima de Dante, na tradução de Haroldo de Campos.

As inscrições podem ser feitas até 07 de setembro no site do projeto: https://danteopoeta.art.br

De 13 a 30 de setembro, os vídeos inscritos – e que cumpram o regulamento – ficarão disponíveis no portal para visualização e votação do público, que irá selecionar cinco finalistas. Estes, então, serão   analisados pela comissão julgadora do concurso, que definirá o trabalho vencedor. O resultado será  divulgado no dia 22 de outubro, também pelo site.
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp