CIDADE NO AR Publicidade 728x90
30/08/2021 às 17h27min - Atualizada em 30/08/2021 às 17h27min

Mais de 5 mil profissionais foram capacitados pela Escola dos Direitos da Criança e do Adolescente

Plataforma é coordenada pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos e está com vagas abertas para cinco cursos

Assessoria de Comunicação Social do MMFDH
 
 
A Escola Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Endica) está com vagas abertas para cinco capacitações voltadas para profissionais que atuam no Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente. A plataforma on-line é coordenada pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. A conselheira tutelar do município de Correia Pinto (SC), Vera Lúcia Andrade, é uma das mais de 5 mil profissionais que já se capacitaram por meio da ferramenta. Ela conta que os conteúdos contribuíram para aprimorar o atendimento oferecido à população.
 
“Eu aprendi muito sobre a atuação do Conselho Tutelar e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Trabalhar com esse assunto é muito bom, principalmente na defesa, no zelo, no 'guardar' essa criança e no 'preparar' para a vida, pois o Conselho Tutelar tem esse dever. Foi fantástico o aprendizado que eu tive e estou aplicando no meu dia a dia”, reforça Vera Lúcia.
 
Para se inscrever, acesse: endica.mdh.gov.br.
 
Assim como a conselheira tutelar, os profissionais que atuam na Rede de Atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS), no Sistema Educacional, na Rede Socioassistencial, em Conselhos Tutelares, Conselhos de Direitos, Polícias Militares do Batalhão Escolar, Delegacias de Proteção à Criança e ao Adolescente, Unidades de Acolhimento Institucional, Vara da Infância e Juventude, unidades socioeducativas e unidades para cumprimento de medidas socioeducativas de meio aberto podem se inscrever nos cursos.
 
Graziela Damacena é coordenadora institucional do Fórum Colegiado Nacional de Conselheiros e Conselheiras Tutelares (FCNCT). Ela ressalta o benefício em estar em contínuo aperfeiçoamento. “É uma vitória e um ganho muito grande para a população infanto-juvenil que vai ter como consequência profissionais altamente qualificados para estarem atuando na proteção e na garantia dos direitos das nossas crianças”, destaca.
 
As capacitações têm 60 horas/aula e, ao final, os participantes recebem um certificado de conclusão. O secretário nacional dos direitos da criança e do adolescente, Maurício Cunha, defende a importância de ter profissionais mais preparados para o tema. “É um espaço onde todos que participam do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente podem estar para aprender, se atualizar, melhorar as suas iniciativas e compartilhar experiências com os especialistas sobre o tema. Quanto mais capacitado, melhor será o atendimento às crianças”, aponta.
 
Saiba mais
 
O sistema Multiescolas - que é composto pela Escola Nacional de Socioeducação (ENS) e a Escola Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Endica) - é resultado de uma parceria entre o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) com o Programa Mundial das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). A iniciativa é executada pela Universidade de Brasília (UnB) no projeto de cooperação internacional PNUD BRA 10/007.
 
Para dúvidas e mais informações:

Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp