30/08/2021 às 17h48min - Atualizada em 31/08/2021 às 00h10min

Zoetis lança SYNULOX®LC

Medicamento, indicado para combater os agentes causadores da mastite, com anti-inflamatório na fórmula, oferece maior conforto ao animal

SALA DA NOTÍCIA Ana Caroline Carvalho
A Zoetis amplia sua linha de produtos voltados ao produtor rural com o lançamento de SYNULOX®LC, novo intramamário indicado para tratar a mastite clínica de vacas em lactação. Em evento virtual, realizado na tarde de ontem (24), com a participação de um time de especialistas, a empresa apresentou sua mais nova solução para esse problema conhecido há bastante tempo pelos pecuaristas de leite.

A fórmula de SYNULOX®LC agrega, além da amoxicilina e do ácido clavulânico, o anti-inflamatório prednisolona, que reduz o inchaço, a dor local e promove maior conforto ao animal. “Esse é um diferencial que garante um tratamento rápido e eficaz. Em geral, em apenas três dias após a última aplicação, a vaca já retorna para ordenha, reduzindo o descarte de leite”, explicou a zootecnista Janaina Giordani, Gerente de Produto da Linha Leite da Zoetis.

Sob o comando de Marcelo Pereira de Carvalho, da Agripoint, ao lado de Janaina Giordani, e do médico-veterinário Chester Batista, Gerente Técnico de Gado de Leite e Equinos da Zoetis, os participantes puderam conferir uma explanação de Rodrigo Bicalho, da Cornell University College of Veterinary Medicine, a respeito das causas da mastite, da importância da identificação do agente causador da doença, sobre casos de autocura e da escolha do melhor tratamento a partir do diagnóstico.

Na sequência, o professor André Dalto, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, apresentou os resultados preliminares comparativos de um estudo realizado com 468 vacas, nos estados do Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná, em que um grupo foi tratado com SYNULOX®LC e outro com um produto concorrente. “O que concluímos é que SYNULOX®LC apresentou uma alta eficiência na cura clínica (90,3%) no tratamento da mastite. Adicionado a isso, SYNULOX®LC possui somente 3 dias de carência contra 9 do outro produto, observou Dalto.

Luis Fernando Moroz, consultor veterinário trouxe ao evento sua experiência positiva com SYNULOX®LC na Fazenda Frank’anna, localizada em Carambei, no Paraná. A propriedade tem 1700 animais e produz 32 mil litros de leite por dia. Moroz falou sobre a importância de produzir leite com qualidade e como a fazenda tem conseguido controlar a mastite.


A doença
A mastite é uma inflamação da glândula mamária que acomete vacas leiteiras causando grandes prejuízos à bovinocultura de leite. De acordo com o IBGE, em 2018, tínhamos 16 milhões de vacas ordenhadas no Brasil. Se consideramos que 4% tiveram pelo menos uma ocorrência de mastite, estamos falando de 650 mil vacas. “Episódios de mastite clínica afetam o bem-estar dos animais, prejudicam a produção, a qualidade do leite, a fertilidade e podem levar a óbito”, pontuou Chester Batista.

O especialista explica ainda que durante o tratamento do animal, devido à terapia antimicrobiana, o leite deve ser descartado, causando prejuízo aos produtores rurais.

O medicamento chega ao mercado em seringas de 3 gramas cada, em embalagens com 24 unidades. A aplicação é intramamária (infusão do conteúdo inteiro de uma seringa em cada uma das tetas infectadas).

Fórmula
A fórmula de SYNULOX®LC é composta de amoxicilina, ácido clavulânico e prednisolona. A amoxicilina é um antibiótico que combate microorganismos gram-positivos e gram-negativos. O ácido clavulânico é um inibidor de betalactamases que age no mecanismo de defesa da bactéria pela inativação irreversível das enzimas β-lactamases, permitindo dessa maneira que a amoxicilina exerça sua total atividade antibacteriana. A prednisolona é um anti-inflamatório sintético glicocorticoide, que auxilia na redução do edema e da dor local causada pela mastite.

Sobre a Zoetis
Zoetis é uma companhia global líder em saúde animal, dedicada aos clientes e seus respectivos negócios. Com um legado de mais de 65 anos de história, a Zoetis descobre, desenvolve, fabrica e comercializa vacinas e medicamentos
veterinários, complementados por linhas de produtos para diagnósticos, testes genéticos e diversos serviços. A Zoetis trabalha continuamente com veterinários, produtores e pessoas que criam e cuidam de animais de produção e de companhia em mais de 100 países, com mais de 10 mil funcionários. Em 2020, obteve faturamento de US$ 6,7 bilhões. Para outras informações, acesse www.zoetis.com.br.



 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp