CIDADE NO AR Publicidade 728x90
01/09/2021 às 13h21min - Atualizada em 02/09/2021 às 00h00min

5 dicas para criar uma cultura organizacional capaz de atrair e reter a nova geração

Entre as sugestões indicadas por especialista encontram-se aumento das conexões, treinamento da liderança, promoção de experiências, recursos tecnológicos e escuta

SALA DA NOTÍCIA Luna Marina Oliva da Conceição
https://allya.com.br/empresa
Divulgação

Com o desenvolvimento dos colaboradores millennials (Y) e a chegada da geração Z ao ambiente de trabalho, a área de Recursos Humanos precisa  se preparar para promover uma gestão assertiva entre os  novos públicos de profissionais. Para que isso aconteça, é fundamental refletir sobre o conceito de cultura organizacional. Afinal, essa iniciativa responsável por definir ações, práticas, políticas e comportamentos dentro das empresas é essencial para atrair, reter e engajar talentos. 

De acordo com Maria Fernanda Meireles, Head de Pessoas e Cultura na Allya, o desafio de atrair e reter uma nova geração apresenta maior complexidade em um período de pandemia. “De maneira resumida, a cultura é tudo o que se vive na organização. Portanto, o engajamento da equipe com a marca corre risco caso não se siga a estratégia, o que é mais fácil de acontecer hoje em dia, já que com o trabalho remoto perceber a teoria ser colocada em prática exige um pouco mais de sensibilidade”,afirma.  

Do ponto de vista da executiva, os colaboradores Y e Z são mais exigentes e apresentam perfis diferenciados. “Este público está ligado a tecnologia, relações humanas e bem-estar. Ou seja, preferem um ambiente leve e flexível, onde conseguem atuar em que acreditam. Por esta razão, o RH precisa flexibilizar seus modelos organizacionais e tornar o contato com os colaboradores mais próximo, amenizando as burocracias”, pontua. Para quem deseja se aprofundar na temática, Maria Fernanda listou algumas dicas. Veja abaixo: 

Aumente as conexões 
Invista em ações que ajudem a equipe a gerar relacionamentos saudáveis e com trocas de experiências. Neste contexto, workshops, plataformas de comunicação corporativa, rodas de conversa e happy hour são ótimos investimentos. 

Desenvolva a liderança 
O líder é a principal figura na disseminação da cultura organizacional. Portanto, a liderança precisa estar próxima aos colaboradores e passar confiança para a equipe, além de se mostrar disposto a ouvir esses funcionários a fim de tomar providências que tornem o dia a dia do time mais agradável. 

Experiências
Atualmente, os profissionais consideram fatores além do salário no momento de permanecer ou trocar de emprego, valorizando recompensas e novas experiências. Diante desse contexto, os pacotes de benefícios corporativos são uma boa alternativa, visto que proporcionam um apoio a toda a jornada de vida do colaborador, que pode contar com um auxílio  financeiro para realizar atividades relacionadas à educação, lazer, bem-estar físico e emocional. 

Seja amigo da tecnologia 
Enquanto os millennials entraram em contato com a tecnologia ao longo dos anos, a geração Z já nasceu em um ambiente digital. Por esta razão, esse público valoriza um ambiente de trabalho que dê abertura a novas ferramentas e processos inovadores. 

Priorize o feedback
Como as novas gerações preferem processos ágeis, o feedback contínuo em um curto período de tempo, é uma boa alternativa de gestão desse público, principalmente em um contexto em que a distância da equipe de trabalho prevalece. Dessa maneira, procure conversar com os colaboradores entre uma vez por semana ou a cada 15 dias. 

Para mais informações, acesse: https://allya.com.br/empresa.
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp