10/09/2021 às 15h29min - Atualizada em 11/09/2021 às 00h00min

A mostra PLAY! está de volta a São Paulo

Em edição cápsula, intitulada "Se Joga!", a exposição de arte digital projetada espalha game art pelo espaço público. De 10 a 18 de setembro o cidadão se diverte, ao ar livre, em seis pontos estratégicos da cidade.

SALA DA NOTÍCIA Ainah Carvalho de Oliveira Silva
divulgação Mostra PLAY!

 

A game arte volta a invadir as paredes de São Paulo, de 10 a 18 de setembro, com a nova ação da Mostra PLAY!. "Se Joga!" é o nome desta edição cápsula, que chega em momento oportuno para levar diversão - ao ar livre - ao cidadão que caminha pela cidade. O mote é evidenciar o jogo como interface social em tempos de pandemia: seja proporcionando interação online através dos games entre pessoas isoladas geograficamente, seja impulsionando a prática de jogos tradicionais (tabuleiro, cartas) entre pessoas do mesmo núcleo de convivência.
 
Quem se lembra da Mostra PLAY! transformando o edifício da FIESP, na Avenida Paulista, num videogame gigante? Agora, ela ilumina seis diferentes pontos da capital paulista, com três obras projetadas e encomendadas para os artistas digitais Lígia Alonso, Homem Gaiola e Vini Fabretti. A vinheta desta mini edição também é uma obra de arte, assinada pela VJ Letícia Pantoja. A curadoria é de Marília Pasculli e a produção é da Cult.Bit e o patrocínio é da Copag, que celebra o dia do baralho em 13 de setembro.
 
"Estes artistas enxergam e projetam os jogos como arte e constroem não apenas peças de entretenimento, mas narrativas que permitem momentos de engajamento público, diversão e fruição social num cenário de restrições impostas pela pandemia", afirma Marília Pasculli.
 
As obras abordam a influência dos jogos e videogames na cultura contemporânea, revolucionando padrões de comportamento, criatividade e design. São elas:
 
Megamix – Vini Fabretti
O projeto ‘Super Jogos Clássicos Megamix’ tem a proposta de captar a atenção do público ao observar uma suposta partida de videogame acontecendo nas empenas. A obra homenageia jogos de tabuleiro e eletrônicos como Space Invaders, Tetris e o famoso jogo da cobra, presentes no imaginário coletivo. A estética retrô se relaciona com os videogames 16-bit como o Super Nintendo e o Mega Drive.

Game Over – Homem Gaiola
Um convite a navegar por uma cidade onírica virtual. O jogo-cenário é formado por estruturas urbanas que se tornam cartas de baralho e reforça que enquanto as ruas estão vazias, o jogo ganha vida “em casa”. Como é de praxe no trabalho do artista, há muitas cenas de cartas de baralho, que se misturam com o cenário da cidade virtual.

Game Night  – Lígia Alonso
O projeto aborda como o jogo une as pessoas, fisicamente e digitalmente. A obra simula partidas em tempo real, com quatro jogadores unidos pelo universo virtual. São retratadas as mais variadas mecânicas de jogo: Labirinto, Pacman, Dominó, clássicos como Street Fighter, jogos de corrida, entre outros.  Em determinado momento a lógica se inverte e o grupo de amigos que antes se encontrava online, através de avatares, está lado a lado numa partida presencial de jogos de cartas e tabuleiro.
 
Fotos dos artistas aqui.
Imagens das empenas aqui.
 
"A mostra PLAY! parte da ideia de que os jogos estão se tornando uma tendência cultural e se inserindo cada vez mais na vida urbana. Enquanto os videogames são vistos como uma organização do "jogar" através de um espaço, a PLAY! explora o que a noção de “jogar” pode oferecer para os espaços públicos", afirma a curadora Marília Pasculli, da Verve Cultural.

@mostra_play
Mostra PLAY! 2013 e Mostra PLAY! 2014

Serviço Mostra PLAY! - edição cápsula "Se Joga!":
Datas: 10 a 18 de setembro de 2021
Horário: 18h30h às 23h


EMPENAS AUGUSTA, PINHEIROS E PEDROSO:
Dias 10, 11, 12 e 13 de setembro de 2021.

EMPENAS SUMARÉ, CONSOLAÇÃO E MINHOCÃO:
Dias 16, 17 e 18 de setembro de 2021.


Endereços da empenas:
Empena Augusta
R. Augusta x R. Matias Aires (Consolação)

Empena Pinheiros
R. Arthur de Azevedo x R. Cônego Eugênio Leite (Pinheiros)

Empena Pedroso
Av. Pedroso de Morais x Rua Cardeal Arcoverde (Pinheiros)

Empena Sumaré
R. Paris x R Dr. Paulo Vieira (Sumaré)

Empena Consolação
R. da Consolação x Rua Caio Prado (Centro)

Empena Minhocão
Via Elevado Pres. João Goulart sobre Rua Tupi (Santa Cecília)
 

A Mostra PLAY! - edição cápsula "Se Joga!" - acontece graças à Lei de Incentivo à Cultura, Produção Cult.bit, Patrocínio Copag, Realização Secretaria Especial de Cultura, Ministério do Turismo, Pátria Amada Brasil - Governo Federal.

 

../ARTE%20GRAFICA/Screen%20Shot%202021-08-11%20at%2015.17.04.png

../ARTE%20GRAFICA/Screen%20Shot%202021-08-11%20at%2015.17.04.png



 

Informações para a imprensa:

Ainah Carvalho
(11) 97323-1084
[email protected]

Nathalia Birkholz
(11) 99232-6387
[email protected]

 

 



 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp