CIDADE NO AR Publicidade 728x90
13/09/2019 às 11h43min - Atualizada em 13/09/2019 às 11h43min

Energia solar fotovoltaica é a grande aposta do futuro

Na Fairtec, que ocorre até domingo, no Pavilhão da Fenarreco, em Brusque, três empresas estão ofertando a tecnologia

New Age Comunicação
 

A energia solar fotovoltaica  é uma das principais alternativas para solucionar os desafios energéticos globais. Entre eles, estão de tirar a dependência energética dos combustíveis fósseis como carvão, petróleo e gás natural e reduzir a emissão de gases do efeito estufa que contribuem para o aquecimento global. A busca pelo desenvolvimento sustentável tem contribuído para que novas empresas ofertem esse tipo de energia em Santa Catarina. Na Fairtec (Feira Tecnológica da Construção Civil), que ocorre até domingo, no Pavilhão da Fenarreco, em Brusque, há três empresas desse segmento: Rakia, Rudnik e Unsol.

As placas fotovoltaicas podem ser utilizadas tanto por empresas quanto por residências. O retorno do investimento é realizado na forma de crédito fornecido pela distribuidora. O total gerado é abatido do total consumido. Se for gerado mais do que o consumido, será cobrada apenas a taxa base de manutenção da rede. O restante fica como crédito para ser utilizado em 60 meses e, podendo ser repassado para outra empresa ou unidade residencial, desde que do mesmo titular da conta.

Muitos fatores influenciam para que o retorno do investimento seja mais rápido ou não. Mas, a Rudnik está na feira com um kit em promoção que serve para gerar cerca de 330 Kwh por mês, o equivalente ao gasto de uma residência com quatro ou seis moradores. Esse kit custa R$ 13.199,00 e contém 10 módulos e um inversor, além de incluir o projeto de instalação. De acordo com o supervisor de vendas da empresa, Fagner Exteckoetter, os painéis e inversores possuem tecnologia chinesa. Segundo Exteckoetter, a China é um celeiro de tecnologia em energia solar. A principal característica dos equipamentos é a compatibilidade com qualquer tamanho de consumo.

A responsável pelo marketing da Unsol, Daniela Colombi, diz que a empresa foi fundada esse ano, em Brusque, justamente por verificarem que havia uma demanda por este tipo de serviço. “Estamos percebendo que, cada vez mais, as pessoas estão interessadas em energia solar e buscam informações. Temos projetos tanto para empresas quanto para residências”, explica.

De acordo com o diretor da Rakia, Rafael Foppa, os equipamentos utilizados pela empresa são de empresas no topo da classificação em tecnologias do setor. Foppa explica que, apesar dos painéis serem importantes,o que faz a diferença na estrutura é o inversor. Ele destaca os inversores da Huawei, que oferecem 12 anos de garantia. “É o único do mundo que é blindado, não existe manutenção”, avisa. Após a instalação,o equipamento é monitorado para detectar qualquer tipo de problema.

A Fairtec segue até domingo e a entrada é gratuita para a comunidade.

Informações e cadastro para visitação gratuita: www.fairtec.com.br


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp