20/09/2021 às 18h46min - Atualizada em 21/09/2021 às 00h00min

Exposição "Encontro Marcado/300 Anos de Minas Gerais" já está de portas abertas para o público

A mostra, que possui entrada gratuita, ocorre na Escola de Design da UEMG e em outros pontos da Praça da Liberdade até o dia 12 de outubro

SALA DA NOTÍCIA Lorraine Souza
Instituto Fernando Sabino
 

Um passeio pelo passado, pela cultura mineira e pela história de Fernando Sabino que está entrelaçada com a de Minas Gerais. Essa é a proposta da exposição "Encontro Marcado/300 Anos de Minas Gerais", realizada pelo Instituto Fernando Sabino no prédio em que ele nasceu, viveu sua infância e adolescência e que hoje abriga a Escola de Design da UEMG. A mostra pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 13h às  19h, até 12 de outubro. A entrada é gratuita. 

 

Além da exposição, estão sendo realizadas diversas intervenções artísticas,  simultaneamente ao ar livre, no Circuito Cultural da Praça da Liberdade, todas elas inspiradas no livro "Encontro Marcado" de Fernando Sabino, produzidas pelos artistas do Coletivo de Arte Libertas. A Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais será palco do projeto com uma exposição própria sobre Fernando Sabino, que reunirá um vasto material do seu acervo. 

 

Os vidros da fachada e o painel da Biblioteca também serão utilizados pelos artistas do Libertas, que farão pinturas e desenhos inspirados nas histórias de Sabino. Haverá, ainda, intervenções artísticas no Museu Mineiro, em um painel em frente ao Detran, na Escola Afonso Pena, onde o menino Fernando estudou no primário, e no prédio Rainha da Sucata.


 

Na exposição, além de conhecer um pouco mais sobre a vida do renomado autor, haverá uma mostra de cinema com diversos filmes inspirados na obra que dá nome ao projeto. São quatro longas e 14 curtas de ficção, um documentário e 10 curtas sobre importantes autores nacionais dirigidos por Sabino (sinopses em anexo).

 

Cerimônia de abertura 

 

Durante a cerimônia que marcou a abertura da exposição, ocorrida na última sexta-feira (17), na Escola de Design da UEMG, Bernardo Sabino, filho de Fernando e presidente do instituto que leva o nome do pai, destacou que esta é uma edição histórica para o projeto. “Estamos realizando um sonho ao trazer a “Encontro Marcado” para dentro do prédio onde foi a casa do meu. Neste ano, o projeto pretende criar interferências literárias no contexto urbano para que as novas gerações e o público em geral conheçam um pouco mais sobre a literatura e a cultura mineira”, conta. 

 

A reitora da UEMG, Lavínia Rosa Rodrigues, enfatizou que “a universidade se sente honrada em receber uma exposição que desafia a população à fruição da literatura a partir de textos épicos e marcantes”, disse. Já Heloísa Santos, diretora da escola de Design da UEMG, ressaltou a importância da mostra para reacender o hábito da leitura. “Hoje em dia, as escolas têm tablets e computadores e os alunos não sabem o que é um livro e como é gostoso sentir seu cheiro e passar suas páginas. Acredito que por meio de eventos como esse, possamos reativar o hábito de ler e reaquecer a paixão pelos livros. Hoje, estamos aqui recebendo parte da vasta história de Fernando Sabino em nossa escola, que é um clássico da literatura, e me sinto emocionada por fazer parte desse acontecer.”

 

Representando o vice-governador Paulo Brant, o assessor Nestor de Oliveira, reforçou a necessidade da mostra circular mais por outras cidades mineiras. “É um trabalho de inclusão e fomento da literatura e cultura mineira que precisa ser divulgado. Os governos, tanto os atuais quanto os futuros, precisam ter um compromisso com o conhecimento, pois é a partir dele que construiremos o futuro”.

 

A exposição "Encontro Marcado/300 Anos de Minas Gerais" pode ser visitada até o dia 12 de outubro. 


 

SERVIÇO

"Encontro Marcado/300 Anos de Minas Gerais"

Local: Escola de Design da UEMG - R. Gonçalves Dias, 1434 - Lourdes, Belo Horizonte

Data: até  12/10

Horário: segunda a sexta-feira, das 13h às 19h

Entrada gratuita


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp