16/09/2019 às 15h24min - Atualizada em 16/09/2019 às 15h24min

Sofisticação e equilíbrio no ‘Living da Arquiteta’

Agência A Assessoria
Espaço é uma celebração aos 40 anos de Graziele de Souza e marca o seu retorno à CasaCor Santa Catarina
A elegância do estilo clássico é a aposta do Living da Arquiteta, espaço criado por Graziele de Souza para a CasaCor Santa Catarina. A riqueza de detalhes compõe com a simetria dos elementos e com a harmonia das cores utilizadas, o que confere equilíbrio ao projeto. O marco de vida da profissional - ela acabou de completar 40 anos - é a grande inspiração para este trabalho. “Com o passar do tempo vem o autoconhecimento. Resolvi que os meus 40 anos seriam a melhor época da minha vida. Fiz cursos, me aperfeiçoei e, depois de alguns anos fora da mostra, eu resolvi voltar com um projeto só meu”, explica a arquiteta, que expôs em 2010, 2011 e 2013. Ela conta, inclusive, que o projeto será transposto e adaptado ao próprio escritório, em Tubarão.
A ideia foi criar um ambiente ideal para receber amigos (e, no futuro, clientes). Por isso, o living conta com uma bancada-bar, que abriga uma mini-adega. Um espaço para ser desfrutado e “não montado só para a mostra”, como Graziele faz questão de explicar. A cuba assinada por Jader Almeida chama atenção - é para ser usada para lavar as mãos ou as taças, se necessário. A madeira dos móveis e boiseries faz uma combinação sensorial com outros revestimentos nobres. A lareira, por exemplo, é em Silestone e o painel e a bancada em Dekton - ambos da Consentino. O acabamento metal está presente em tons dourados. O piso, disposto em chevron, é vinílico.
A harmonia das cores também é uma marca: o rosa, o cinza suave e outros tons neutros complementam a paleta, que conta ainda com o preto presente no chesterfield de couro - o modelo, em linha reta, é uma releitura do original. Os detalhes recebem iluminação de arandelas distribuídas pelo espaço e grandes pendentes em cristal da Aver Metais. Tudo simetricamente disposto em linha reta (o que pode ser percebido em outros elementos, como na disposição de objetos da estante).

Toque artístico e pessoal
Um retrato da arquiteta pintado pelo artista plástico criciumense Luiz Casagrande quebra a seriedade do living com cores vivas e um certo ar de movimento. A ideia é imprimir a personalidade da profissional, que é alegre e dinâmica. Nas paredes, quadros com fotos assinadas por Patrícia Vieira (radicada em Florianópolis, mas natural de Tubarão), impressas em tecido especial, complementam a decoração. A formiga disposta na mesa de centro é do acervo pessoal da arquiteta, que ama doces. Ainda como ornamento, orquídeas naturais, as preferidas de Graziele, conferem graça ao ambiente.

Valorização do trabalho local
Graziele nasceu, vive e atua em Tubarão, no sul do Estado, de onde vêm os principais fornecedores para a montagem do espaço. Toda a marcenaria foi produzida pela Comelli Móveis (especializada no estilo clássico), de Tubarão. As cortinas foram confeccionadas pela Nandi Decorações, da cidade natal da arquiteta, que forneceu ainda todo o mobiliário complementar e as peças decorativas. A iluminação é fornecida pela Luz+ (Criciúma) e o piso Arquitech é da Casa e Arte (Braço do Norte). 
Fotos: Lio Simas e Endrigo Righeto
Texto: Bianca Backes
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp