27/09/2021 às 14h07min - Atualizada em 27/09/2021 às 14h01min

Vai transferir dinheiro ou realizar pagamentos pela internet? Fique atento para não sofrer golpes, alerta especialista em softwares Lucas Pereira

SUAIMPRENSA - cidadenoar.com
Foto: Divulgação
 

O empresário do ramo de tecnologia Lucas Pereira faz recomendações simples que podem evitar dores de cabeça aos usuários.

As plataformas de pagamentos online nunca foram tão utilizadas. Com a pandemia, as compras pela internet se tornaram essenciais e, com isso, o volume de pagamentos no meio digital cresceu. O empresário do ramo de tecnologia Lucas Pereira, criador da plataforma de transações financeiras Black Pagamentos, explica quais cuidados simples podem fazer a diferença para evitar cair em golpes. Ele elenca dicas fundamentais.

Use sempre o cartão virtual

Há bancos que já fizeram a delimitação entre o cartão virtual e físico, outros não. Caso seu banco permita realizar compras na internet com o cartão físico, habilite a opção para apenas o virtual ser aceito em transações na internet. “Há muitos golpes em que a pessoa, ao usar o cartão em uma loja, tem seus dados copiados e utilizados posteriormente pelos criminosos em compras online”, explica Lucas. É muito fácil alguém fotografar seu cartão físico, portanto, o virtual é mais seguro, já que além de só você ter acesso ao número pelo aplicativo, há ferramentas de segurança, como a mudança constante do código de segurança, o que faz com que mesmo que um site clone seus dados, não possa utilizá-los em mais de uma compra.

Ative as notificações do seu banco

Ao ativá-las, você fica sabendo em tempo real o que está sendo feito com seu cartão de crédito. Isso evita que se descubra apenas no fim do mês que você foi vítima de um golpe. Ao receber a notificação no momento da compra, você poderá entrar em contato com o banco ou a operadora do cartão de crédito na mesma hora e cancelar aquela compra, além de bloquear o cartão para evitar novos golpes. “Há casos de pessoas que percebem que tiveram o cartão clonado meses depois e, quanto mais tempo passa, mais difícil fica para agir”, esclarece Pereira.

Mantenha seu antivírus atualizado e desconfie de links e mensagens

Esta dica é muito antiga, mas continua fundamental. Os golpes estão cada vez mais incrementados, portanto, aquelas velhas dicas de não clicar em links desconhecidos e desconfiar de sites suspeitos continuam. O mesmo vale para links que você recebe no seu celular. Não forneça seus dados jamais! Bancos não enviam mensagens pedindo dados bancários como número de cartão e senha. Fuja, é cilada!


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp