30/09/2021 às 19h04min - Atualizada em 01/10/2021 às 00h00min

Transformação digital das empresas ainda esbarra em desenvolvimento cultural, revela estudo da Robert Half em parceria com o Insper

Estudo também aponta que computação em nuvem e tecnologias de colaboração são prioridades de investimento por parte das organizações brasileiras

SALA DA NOTÍCIA Robert Half

São Paulo, setembro de 2021 – Falta de investimentos em capital humano e  dificuldade de promover mudanças de cultura e modelos de gestão de trabalho são os principais entraves no processo de transformação digital das empresas brasileiras. É o que aponta pesquisa da Robert Half, em parceria com o Núcleo de Estudos de Comportamento Organizacional e Gestão de Pessoas do Insper.

O levantamento abordou representantes de 300 empresas atuantes no Brasil, durante o mês de junho, das quais 50% de capital aberto e 50% de capital fechado. A amostra é formada igualmente por empresas de pequeno, médio e grande portes, e os entrevistados são cem chief information officers (CIOs), cem chief financial officers (CFOs) e cem general managers (GMs).

Questão de valores

Os executivos apontam que, entre os principais desafios organizacionais da transformação digital, estão a mudança cultural e a adequação do modelo de gestão e trabalho. Mudar a cultura é o desafio organizacional que 37% das empresas de médio porte estão menos preparadas para enfrentar. Adequar o modelo de gestão e trabalho é o desafio que mais preocupa 32% das empresas de pequeno porte e 35% das empresas de grande porte.

 

“Os gestores precisam ter em mente que, para além de uma infraestrutura tecnológica eficiente, as companhias precisam desenvolver um ativo humano competente, motivado e experiente, capaz de desenvolver uma cultura de experimentação e disposição à tomada de riscos. É esse investimento que proporciona um modelo de gestão e trabalho ágil e mais flexível, ideal para o desenvolvimento”, afirma Caio Arnaes, diretor de Recrutamento da Robert Half.

O estudo também perguntou aos executivos quais eram as áreas prioritárias de investimento para a transformação digital em suas empresas. Entre as empresas de pequeno porte, as áreas prioritárias para alocação de recursos que visam ao desenvolvimento de capacidades digitais são: operações, produção e serviços, para 29%; e marketing, vendas e relacionamento com clientes, para 26%. Entre as empresas de médio e grande porte, a prioridade é: investir em sistemas de gestão empresarial, para 24% das empresas de médio porte e 31% das de grande porte; e em marketing, vendas e relacionamento com clientes, para 23% das empresas de médio porte e 29% das de grande porte.

“Isso indica que, apesar da aceleração tecnológica durante a pandemia, a maioria das empresas ainda está em fase de digitalização, na qual a prioridade é implementar uma infraestrutura técnica capaz de viabilizar transações, produtos e serviços de natureza digital em diferentes áreas. Para realizar uma transformação efetiva e se tornarem capazes de criar valor por meio de tecnologias digitais, elas ainda precisam enfrentar o desafio de transformar o ambiente organizacional”, revela Edvalter Becker Holz, professor da trilha de liderança e gestão de pessoas do Insper.

Computação em nuvem no topo das prioridades de investimento

O estudo avaliou ainda quais tecnologias digitais são prioridade para as empresas, em termos de alocação de recursos para aquisição, implementação e uso. Foram considerados 11 tipos de tecnologias digitais em grande disseminação no mercado, entre as quais a computação em nuvem e as tecnologias de colaboração foram apontadas como prioritárias. Em terceiro lugar vem o investimento em inteligência artificial, com 14%.

“Vale dizer que as tecnologias que possibilitam maior diferenciação na geração de valor, como analytics, big data, internet das coisas e aprendizado de máquina, ainda não são prioridade para as empresas, o que evidencia o estágio de baixa maturidade da transformação digital entre as empresas”, completa Holz.

Sobre a Robert Half

É a primeira e maior empresa de recrutamento especializado no mundo. Fundada em 1948, a empresa opera no Brasil selecionando profissionais temporários e permanentes nas áreas de finanças, contabilidade, mercado financeiro, seguros, engenharia, tecnologia, jurídico, recursos humanos, marketing e vendas e cargos de alta gestão. Ao todo, são mais de 300 escritórios na América do Norte, Europa, Ásia, América do Sul e Oceania. Em 2021, a Robert Half foi novamente considerada pela Fortune uma das empresas mais admiradas do mundo. A Robert Half também integra o Índice de Igualdade de Gênero da Bloomberg, graças ao seu compromisso em promover a igualdade e proporcionar uma cultura que apoie a diversidade.

Sobre o Insper

O Insper é uma instituição independente e sem fins lucrativos, que busca ser referência em educação e geração de conhecimento por meio do ensino de excelência e pesquisas nas áreas de administração, economia, direito, engenharia, políticas públicas e comunicação. No portfólio, cursos para várias etapas de uma trajetória profissional: graduação (Administração, Economia e Engenharia), pós-graduação lato e stricto sensu (certificates, MBAs, programas da área de direito, mestrados profissionais e doutorado) e educação executiva (programas de curta e média duração, e customizados de acordo com as necessidades das empresas). No âmbito da produção de conhecimento, o Insper atua por meio de cátedras e centros de pesquisa que reúnem pesquisadores em estudos e projetos dirigidos a políticas públicas, agronegócio, educação, inovação, finanças e gestão. Tem as certificações de qualidade da Association to Advance Collegiate Schools of Business (AACSB), Equis (European Quality Improvement System), Association of MBAs (AMBA) e Associação Nacional de MBA (Anamba).

Mais informações para a imprensa:

RPMA Comunicação 

Aline Zuliani – (11) 99238-2917 | [email protected]

Giulia Szpektor – (11) 94386-9965 | [email protected]

Vanessa Domingues (19) 98301-0201 | [email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp