CIDADE NO AR Publicidade 728x90
30/09/2021 às 11h50min - Atualizada em 04/10/2021 às 00h00min

ATUNORPI ganha título de utilidade pública no Paraná

Lei de autoria do Deputado Romanelli foi sancionada pelo Governador no final de agosto

SALA DA NOTÍCIA Jivago França
Jivago França
A Associação Turística do Norte Pioneiro do Paraná – ATUNORPI, recebeu o título de utilidade pública do Paraná após duas votações na Assembleia Legislativa (ALEP) nos dias 18 e 23 de agosto e aprovação da redação final na quarta-feira dia 25 de agosto. Na sexta-feira, dia 27 de agosto, o governador Carlos Massa “Ratinho Junior” sancionou e a publicação no Diário Oficial do Estado, a proposição foi convertida na lei estadual 20.682/2021. O projeto de lei 301/2021 foi de autoria do deputado Luiz Claudio Romanelli.
 
“O turismo pode dar grande contribuição para a retomada da economia e merece toda a nossa atenção”, afirmou Romanelli na terça-feira (31). “A ATUNORPI é uma associação que trabalha em conjunto com os municípios da região para fortalecer o grande potencial turístico do Norte Pioneiro e esse esforço merecia ser reconhecido”.


Romanelli ressalta que o Norte Pioneiro reúne um leque de atrações que têm potencial para ampliar significativamente o número de turistas que já visitam a região. “Toda a nossa região conta com atrativos como cachoeiras, praias artificiais, morros, trilhas e fazendas centenárias”, sustenta o deputado. “Além disso, há roteiros estruturados de turismo rural e religioso”.

 
“Este título irá nos ajudar e permitir que possamos buscar recursos com os governos federal, estadual e com a iniciativa privada. Com isto, nosso trabalho de fomentar o turismo na região turística do Norte Pioneiro só tem a se fortalecer”, destacou o presidente da ATUNORPI, Welington Trautwein Bergamaschi.



O consultor da ATUNORPI, João Gouveia Cezar do Coletivo Pratique Turismo Regional destacou a importância do título. “A ATUNORPI vem se estruturando e sendo reconhecida ano a ano através de seus projetos, das suas ações, das propostas, da atuação no turismo paranaense, estando à frente da Estância de Governança Turística do Norte Pioneiro do Paraná e os projetos da Rota do Rosário, Rota do Café e Angra Doce, fortalecem a atuação da entidade e esse reconhecimento da utilidade pública estadual coloca a entidade em pé de igualdade com trade turístico do governo do estado", disse.

A ATUNORPI é uma entidade civil, caracterizada como associação de natureza turística, cultural e ambiental e foi fundada em 19 de agosto de 2015. A missão é ser um órgão gestor de apoio às atividades, projetos e iniciativas de turismo em sua região. Também há a atuação no assessoramento técnico em planejamento do turismo, busca de novas parcerias e investimentos para a região para fortalecer a atividade turística e despertar novas vocações, além de impulsionar o reconhecimento de potenciais turísticos e procurar sempre minimizar os impactos negativos e promover a geração de renda e o desenvolvimento territorial.

Além disto, a ATUNORPI é uma Instância de Governança Regional, responsável pela Região Turística do Norte Pioneiro e é integrada por 16 municípios que estão inseridos no Mapa do Turismo Nacional do Ministério do Turismo: Andirá, Bandeirantes, Cambará, Carlópolis, Cornélio Procópio, Ibaiti, Itambaracá, Jacarezinho, Joaquim Távora, Ribeirão Claro, Ribeirão do Pinhal, Santa Mariana, Santo Antônio da Platina, Siqueira Campos, Tomazina e Wenceslau Braz.
 

Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp