20/09/2019 às 18h02min - Atualizada em 20/09/2019 às 18h02min

5º Fórum das Virtudes acontece neste sábado, 21, mediando práticas para a concretização de boas ideias

Evento gratuito é promovido pela Embaixadores da Prevenção e tem como objetivo oferecer subsídios e informação para que ideias e projetos sejam, de fato, realizados em 2020

Patrícia Nascimento
Foto: Mojo Filmes
Propondo uma contribuição ativa para a formação de uma nova geração de pessoas que transformem o mundo através do sentir, pensar e fazer melhor, a organização social Embaixadores da Prevenção oferece atividades artístico-culturais que despertam e estimulam as virtudes a partir de projetos incentivados, garantindo acesso irrestrito e gratuito à cultura de qualidade.
 
Movidos por essa premissa, a ONG também foca no público adulto, promovendo o Fórum das Virtudes, que este ano chega à quinta edição. Com o objetivo de criar conexões e viabilizar propósitos, o evento vai mediar uma experiência prática acerca das boas ideias, apresentando ao público cases de quem já conseguiu transformá-las em ação, mostrando os caminhos até seu sucesso.
 
“A nossa expectativa é fazer com que as pessoas entendam que se existe um objetivo, algo deve ser feito. Às vezes só você acredita na sua ideia, ninguém mais. Mas já parou para pensar quantas pessoas uma única pode ajudar? Toda ideia vale a pena, ainda que pequena. Esse é o mote do Fórum. Veja o exemplo dos Embaixadores. Começamos pequenininhos, com uma sala em uma escola de Campinas; hoje circulamos todos os anos por seis escolas, atendendo mais de 3 mil crianças por ano através do teatro. Se eu, a diretoria e o grupo de educadores não tivéssemos começado lá atrás, mais de 10 mil crianças não teriam conhecido o poder das virtudes”, comenta Sandra Sahd.
 
Acreditando na importância das ações, por menores que possam parecer, e que nos motivam a buscar por grandes conquistas – individuais e coletivas, o 5º Fórum das Virtudes pretende associar teoria e prática, enaltecendo o que já está dando certo e oferecendo suporte aos que ainda guardam ideias na gaveta.
 
Criada em setembro de 2011, os Embaixadores da Prevenção têm como propósito disseminar as virtudes no mundo a partir do estímulo e da prática de atitudes positivas desde a primeira infância. Apresentado pelo Ministério da Cidadania através da Secretaria Especial de Cultura, o 5º Fórum das Virtudes integra o projeto Por um Mundo de Virtudes 2019, que é viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal.
 

Participantes do Fórum das Virtudes no ano passado. Foto: Mojo Filmes


Palestras inspiradoras para sair da inércia
O 5º Fórum das Virtudes já está com a programação definida. Serão quatro palestras ao todo, mostrando aos espectadores as ideias que já ganharam o mundo – ou parte dele.
 
Intitulada Tem Palhaço na Escola, a primeira palestra do dia será ministrada por Varlei Xavier. Educador-artista, ele acredita na combinação educação/arte para a construção de um mundo melhor. O objetivo de seu projeto, aplicado no ABC Paulista, é auxiliar professores e alunos em um processo de ensino/aprendizado eficiente e prazeroso, utilizando a palhaçaria e sua linguagem/jogo cênico como elementos potencializadores do conteúdo trabalhado em sala de aula.
 
“Meu trabalho não é tão grande ainda, atuo em duas escolas apenas. Mas o que posso deixar como mensagem é: ‘de alguma forma a gente precisa começar’. Sabe aquela história de que você não precisa ser grande para começar, mas precisa começar para ser grande? Nossa conversa vai se inspirar neste contexto”, pontua Xavier.
 
Cristiane Fernandes vai falar sobre as “Transições”. Mineira, trabalhou por 10 anos na área jurídica e administrativa. Agora atua com Consultoria de Sustentabilidade e faz parte do time institucional da Base Colaborativa Campinas. “Eu senti a necessidade de trabalhar com algo mais alinhado ao meu propósito de vida, que pudesse trazer impacto positivo para o universo corporativo, para a sociedade e o meio ambiente. Agora, como consultora e membro da Base, potencializo pessoas e ideias que visam a melhoria do mundo. No Fórum, além de dividir minha história, vou contar como a Base saiu do papel e está se expandindo pelo Brasil”, reforça Cristiane.
 
Para os que ainda não conhecem e/ou desejam receber o projeto em sua escola nos próximos anos, Por um Mundo de Virtudes também será apresentado no Fórum. A fundadora Sandra Sahd é quem vai contar como o projeto dos Embaixadores soma números tão significativos de beneficiários. Fechando as palestras do dia, Marilda Sene vai falar sobre a Inteligência Existencial, que está diretamente relacionada ao ‘eu comigo e ao eu com o outro’.
 
E não para por aí: os espectadores presentes interessados em dividir suas experiências terão essa oportunidade no Microfone Aberto. Para se inscrever, basta preencher o formulário: http://bit.ly/OpenMicEP.
 
Jogo das Habilidades
Fechando a programação, o público vai participar do Jogo das Habilidades, cuja proposta é identificar pontos fortes e fracos. “O jogo propõe uma descoberta de habilidades, bem como a melhoria do que for identificado como fraco. Casa muito bem com a proposta do Fórum, já que vai remeter a uma reflexão sobre uma vida alinhada a um propósito, ‘quem eu sou?’, ‘o que eu vou fazer?’ e ‘por que eu vou fazer?’, são alguns dos questionamentos que o jogo permite”, explica Daniela Ferrari, criadora do método.
 
 
SERVIÇO
5º Fórum das Virtudes
 
Quando: Sábado, 21 de setembro de 2019
Horário: Das 08h às 13h
Onde: Teatro Artêmides Zatti | Av. Almeida Garret, 267, Nossa Sra. Auxiliadora
Inscrição online para espectadores: http://bit.ly/VForumDasVirtudes
Inscrição online para Open Mic: http://bit.ly/OpenMicEP
 
Evento gratuito
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp