22/10/2021 às 12h47min - Atualizada em 24/10/2021 às 00h00min

Empresas inclusivas têm funcionários mais felizes

SALA DA NOTÍCIA Emilly Santos
Ex-Libris Comunicação Integrada
Divulgação

Estudo global realizado pelo Boston Consulting Group (BCG), encomendado por um dos principais veículos de comunicação do país.

Aponta que funcionários de companhias com práticas inclusivas têm quase três vezes mais chances de serem felizes no trabalho. 
Na Allonda, empresa de engenharia com foco em soluções sustentáveis, a inclusão é vista como um valor importante tanto do ponto de vista social como também estratégico.
“Se trata de inclusão, sim, mas principalmente de dar oportunidade a profissionais tecnicamente capazes e que têm olhar complementar sobre as coisas.
Nos negócios, contar com diferentes experiências e pontos de vista para uma mesma situação é enriquecedor e invariavelmente leva a movimentos inovadores.
Na Allonda, o respeito às diferenças, à diversidade e inclusão é algo extremamente valorizado”, diz Leo Cesar Melo, CEO da companhia.

Empresas inclusivas: diferencial

O grande diferencial para as companhias está em como o tema é tratado por todo o time. Apenas investir em diversidade não significa ter o mesmo retorno.
As políticas devem focar na inclusão, ou seja, preparar o quadro de profissionais para receber e respeitar as pessoas que farão parte da empresa.
Isso passa por trabalho de educação a respeito de temas importantes como racismo, misoginia, homofobia, capacitismo e outras pautas que visam incluir pessoas de grupos minoritários.

Empresas inclusivas: a população brasileira

Estima-se que 10% da população brasileira seja formada por lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transgêneros e demais grupos. Na Allonda, de acordo com o novo Censo da Diversidade realizado em 2021, 9,7% dos respondentes se identificaram como homossexuais, bissexuais ou assexuais, sendo que 7,7% do total deles ocupavam um cargo de liderança. Ainda que os números estejam acima da média de mercado, retrata as dificuldades da população LGBTQIAP+ no mundo corporativo.

Empresas inclusivas: a diversidade

Para Melo, o entendimento de que a diversidade é um trunfo para qualquer companhia é um grande passo para reverter essa situação. “A pluralidade agrega valores à companhia, especialmente nas tomadas de decisões. Deve fazer parte de qualquer empresa, principalmente dos cargos de gestão, o comprometimento contínuo com a promoção dos direitos LGBTQIAP+, seja na oferta de oportunidades como na promoção de um ambiente verdadeiramente inclusivo, seguro e saudável”, conclui o CEO.

Empresas inclusivas: sobre a Allonda

A Allonda é uma empresa de engenharia focada em soluções sustentáveis. Possui equipe com cerca de 2.000 profissionais, incluindo engenheiros especialistas em diversas disciplinas e experiência em mais de 500 projetos executados.
Há 21 anos desenvolve soluções para o setor industrial e de infraestrutura, acumulando centenas de entregas relevantes nos mercados de Alimentos, Bebidas, Construção Civil, Metalurgia, Siderurgia, Mineração, Óleo e Gás, Papel e Celulose, Portos, Energia e Saneamento.


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp