29/10/2021 às 15h01min - Atualizada em 01/11/2021 às 00h10min

As principais lições do trabalho remoto que os gestores devem levar ao retorno aos escritórios

Startup especializada em employee experience e já ajudou mais de 40 empresas a reterem e engajar talentos, inclusive durante a pandemia, por meio de novas soluções de comunicação interna e RH

SALA DA NOTÍCIA Paula Cristina Carneiro de Araujo
Comunica.In
 

A pandemia 2020 surpreendeu a todos: nova forma de trabalho foi imposta aos colaboradores, e sem prazo para acabar. A cada novo mês em que o ‘novo normal’ segue, alguns processos foram improvisados, novas tecnologias instaladas, e muitas novas possibilidades criadas por meio da necessidade. Foi um período de redescoberta para todo o mercado que trouxe inúmeros desafios e benefícios às empresas. Com a expectativa do fim da pandemia em um futuro próximo e a maioria da população já vacinada com pelo menos a primeira dose, muitas empresas se preparam para o retorno aos escritórios ou a implementação do modelo híbrido de trabalho. 

Com isso, é possível realizar um balanço das práticas e ensinamentos que vieram da experiência vivida nos últimos meses, e fica a pergunta: como elas podem continuar sendo essenciais no nosso dia a dia após a retomada? É isso que responde o CEO e fundador da Comunica.in, Felipe Hotz. A startup especializada em employee experience e já ajudou mais de 40 empresas a reterem e engajar talentos, inclusive durante a pandemia, por meio de novas soluções de comunicação interna e RH. 

1 - A importância da comunicação interna e experiência do colaborador

As equipes foram afastadas fisicamente durante o período e foi necessário encontrar uma forma de aproximá-las, mesmo que remotamente e com isso, a comunicação interna precisou ganhar força e destaque para que todas as mensagens chegassem de forma clara, objetiva e motivadora. Entre as principais, destaca-se a saúde, a segurança, a tecnologia – com reuniões online ganhando espaço – e, sem deixar de mencionar, as informações gerais sobre a empresa e o incentivo de que tudo iria seguir bem.

Muitas empresas não possuíam uma área estruturada, focada em planejar e desenhar estratégias de comunicação e relacionamento. Essas foram as que mais sofreram, já que precisaram criar do zero estratégias urgentes para resolver um período de crise. Dados de uma pesquisa do The Grossman Group indicam que a má comunicação resulta em uma perda de tempo por funcionário que se converte a um valor de aproximadamente US$ 15.000, a cada ano. Mas um dado ainda mais surpreendente vem de um estudo da PMI, que apontou que, em média, dos 37,7% dos projetos que falham em atingir seus objetivos, cerca de 60% fracassam devido a problemas na comunicação. O que significa que, ao investir U$ 1 bilhão em projetos, cerca de U$ 75 milhões são perdidos devido à má comunicação. 

Todos eles mostram que a necessidade fez com que muita gente entendesse, da pior maneira, a importância de uma boa comunicação e relacionamento com os colaboradores, e essa lição, não deve ser esquecida.

2 - O digital, já é essencial

Da noite para o dia, a rotina de trabalho foi pensada por meio de métodos inovadores de fazer com que as tarefas dos colaboradores fossem concluídas, seja nas reuniões, no compartilhamento de documentos, contratos, logística, ou outras demandas. Dentro de tantas novidades, e muitas desnecessárias, já foi possível perceber qual delas realmente vale a pena e determinar as soluções que serão levadas para o retorno ou modelo híbrido de trabalho.  

Para a volta aos escritórios, seja total ou parcial, as empresas terão um novo período de aprendizado e adaptação da nova realidade pós pandemia, continuando a disseminar práticas que demonstraram efeito no período, unindo-as com conhecimento de épocas anteriores, que agora poderá ser útil novamente.

 

Sobre o Comunica.In:  

Criado pelo empresário Felipe Hotz, profissional com 10 anos de experiência na área de Comunicação Interna e Endomarketing, o Comunica.In é uma startup que surgiu em 2017 para transformar a comunicação das empresas com o uso de inteligência de mercado e tecnologia. É uma plataforma de comunicação e engajamento para público interno de empresas, que oferece 6 canais de comunicação 100% digitais e mensuráveis, permitindo uma análise em tempo real do engajamento dos colaboradores.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp