CIDADE NO AR Publicidade 728x90
05/11/2021 às 14h56min - Atualizada em 06/11/2021 às 00h00min

Como trabalhar na área de turismo: dicas essenciais

SALA DA NOTÍCIA Victor
 

A área de turismo, apesar de ter sido extremamente afetada pelas consequências da pandemia da Covid-19, está recuperando seu espaço e voltando a ser um mercado promissor e repleto de oportunidades para quem deseja trabalhar. Há diversos tipos de formação para profissionais que desejam fazer suas carreiras no mundo turismo, desde cursos de curta duração, técnicos ou até de ensino superior. Seja qual for o seu nível de capacitação, é muito importante manter-se atualizado e dedicar-se para conseguir destaque. Neste post, vamos dar dicas de como trabalhar no turismo e quais são os principais nichos, confira: 

Guia de turismo

Esta talvez seja a profissão mais conhecida dentro do mercado de turismo e, assim como as demais que vamos citar, é muito importante para garantir o sucesso da viagem. O profissional que atua como guia de turismo deve ser organizado, disposto a ajudar e, principalmente, gostar de lidar com o público. Ele é responsável por apresentar os pontos turísticos e suas respectivas histórias, além de planejar e organizar cada detalhe do passeio como horários, alimentação, roteiro, transporte e tudo mais. 

Organizar viagens para idosos 

Uma clientela que vem ganhando cada vez mais espaço no turismo: os idosos. Muitos deles aproveitam o tempo sobrando após uma vida toda de muito trabalho e organizam grupos para viajar e aproveitar os pontos turísticos juntos. Que tal fazer desta diversão uma oportunidade? Conheça bem o grupo e as suas necessidades e organize as viagens e passeios de acordo com o gosto deles. Você precisará cuidar das hospedagens, passeios, passagens, alimentação, etc., então é necessário ser organizado e ter disposição. 

Agência de viagens

Um profissional de turismo que atua em uma Agência de Viagens deve estar preparado para lidar com muitos tipos de documentações e burocracias, principalmente ao agenciar viagens internacionais. Se você lidar bem com esse tipo de situação e for organizado, com certeza terá destaque. Além disso, é preciso ser empenhado, ter paciência e ser prestativo, pois seu principal papel é ajudar os clientes a realizarem sonhos. Tenha cuidado e pense em cada detalhe para tornar os momentos ainda mais incríveis. Para este tipo de negócio é essencial ter experiência e cursos na área, por isso, capriche no currículo! 

Gastronomia

Uma viagem bem sucedida requer ótimas experiências em bares e restaurantes, não é mesmo? E se você tiver habilidade no ramo de comidas e bebidas pode fazer disso a sua fonte de renda. São inúmeras possibilidades de atuação: gerência, cozinha, garçons, todos os profissionais têm o seu valor e são essenciais para o funcionamento do negócio. Para aqueles que têm formação em turismo é possível ainda ficar responsável por um restaurante ou bar de um hotel, por exemplo, com certeza seus conhecimentos técnicos farão a diferença. 

Ecoturismo

Seja para conhecer lugares paradisíacos ou praticar esportes radicais, o guia turístico também pode se especializar no ecoturismo, ou seja, em destinos em que a natureza é o foco. Para ter sucesso nessa profissão é necessário conhecer muito bem os lugares para onde os turistas serão levados, inclusive os possíveis riscos que cada um pode ter, por isso, é essencial ser corajoso e gostar de uma boa aventura. 

Blogueiro de turismo

Se você gosta de viver experiências e compartilhá-las com muitas pessoas, ter um blog, um Instagram ou um canal no YouTube sobre turismo pode ser uma boa pedida. É claro que o crescimento nas redes sociais costuma ser lento e você pode demorar a ter retorno financeiro com isso. Mas que tal começar com pontos turísticos da sua cidade ou região e registrar ou relatar seus passeios e dicas? Além de ajudar outras pessoas, ainda terá estes momentos eternizados na internet. 

Hotéis, pousadas e resorts

Há muitas cidades com potencial para o turismo no Brasil, por isso, hotéis, pousadas e resorts têm uma demanda muito grande por profissionais qualificados. São várias oportunidades de vagas dentro de um mesmo estabelecimento, como: camareiro, gerente, cozinheiro, faxineiro, pessoas que trabalham com recreação infantil e muitas outras. Vale a pena fazer um curso na área com a qual você tem mais habilidade e se sente mais atraído, assim, as chances de ser contratado aumentam consideravelmente.

Agente de viagens

Seja dentro de uma agência de viagens ou por conta própria, em home office, por exemplo, o agente de viagens é indispensável para pessoas que buscam praticidade e comodidade e que não gostam de se preocupar com nada na viagem, apenas curtir o destino, uma vez que contam com este profissional para resolver tudo o que for necessário. Entre outras funções, o agente deve emitir passagens, reservar hospedagens, providenciar passeios e organizar traslados. Quem deseja atuar nessa área deve lidar bem com o público e ter bons contatos com fornecedores.  

Viu só quantas possibilidades a área de turismo tem a oferecer? Basta procurar aquela que mais se identifica e preparar-se para prestar bons serviços aos clientes.
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp