CIDADE NO AR Publicidade 728x90
10/11/2021 às 18h15min - Atualizada em 11/11/2021 às 00h10min

Os caminhos do Jornalismo e a produção diaspórica são temas de Encontro Internacional de Jornalistas Negros

SALA DA NOTÍCIA Carlos Augusto Rodrigues Arruda
Jornalistas de diversas partes do mundo se reunirão dias 19 e 20 de novembro no 1º Encontro Internacional de Jornalistas da Diáspora Africana para discutir os novos caminhos da comunicação produzida pelos povos diaspóricos no Brasil e no mundo. Ainda de maneira remota, a atividade tem como objetivo unir jornalistas da International Pan-African of Journalism Network com os jornalistas brasileiros afim de discutir propostas e novos caminhos no campo do jornalismo.

Organizado pela JP – Rede de Jornalistas pela Diversidade na Comunicação,   o 1º Encontro Internacional de Jornalistas da Diáspora Africana, dividido em oito painéis, discute o Jornalismo em Rede; Jornalismo Periférico, Indígena e em Regiões de Conflito; Cobertura Jornalística em tempos de COVID-19; Entretenimento e Jornalismo na TV;  Representatividade na Mídia Negra Independente; A Ocupação de Mulheres  Pretas no Jornalismo: novos rumos, novos saberes; Comunicar para Informar e Novas Abordagens na Comunicação.

Marcelle Chagas, coordenadora da JP e idealizadora do encontro, explica que “a ideia surgiu a partir de discussões realizadas com a rede internacional e a articulação se deu a partir da percepção das semelhanças das questões da prática jornalística no Brasil e nos países africanos e de diáspora africana”.

Flavia Oliveira (Globonews), Luciana Barreto (CNN), Neide Diniz (Canal saúde), Marry Ferreira (Kilomba Collective), Sara Lanmax (WURD Radio), Hannah Geterminah (Daily observer), Sharon Paris (Carib Newsroom), Jessica Moreira (Nós, mulheres da Periferia), Jessica Santos (Ponte Jornalismo), Mariana Bispo (Record), Deandra Hamilton (CBS One Caribean), Alinne Prado (Rede TV), Walter Kumaruara (Mobilizador da Rede Mocoronga de Comunicação Popular), Licínio Januário (Wolo TV) e Emmanuel Mayega (Magazine Assunce e banque 2.0) são alguns nomes que estão na programação.

Sobre a JP – Rede de Jornalistas pela Diversidade na Comunicação: Coalizão Nacional de jornalistas negros com o objetivo de tornar a comunicação mais diversa e representativa em toda a sua estrutura. A organização não-governamental possui 200 jornalistas em sua rede e atua em três pilares: a representatividade, educação e oportunidade.

As inscrições são gratuitas e as vagas são limitadas. Para inscrever-se, acesse https://www.sympla.com.br/encontro-internacional-de-jornalistas-da-diaspora-africana__1364947


Serviço: 1º Encontro Internacional de Jornalistas da Diáspora Africana
Datas: Dias 19 e 20 de novembro, das 10h às 16h30
Local: Plataforma on-line
Contatos: Marcelle Chagas
Telefone: (21) 97976-6321
Email: [email protected]

Redes
Site: www.redejpcomunicacao.org
Linkedin: @rededejornalistaspeladiversidadenacomunicacao
Instagram e Facebook: @jornalistaspretos
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp