01/10/2019 às 17h00min - Atualizada em 01/10/2019 às 17h00min

Com três recordes das Américas e dois Brasileiros, equipe de atletismo da APC encerra Nacional na sexta colocação no quadro de medalhas

Atletas do projeto CTEPCR: Atletismo Fase 1 bateram ainda outros seis recordes da competição e conquistaram, ao todo, 15 medalhas. Sinval Oliveira encerrou a competição como o oitavo melhor técnico do país

Patrícia Nascimento
Na competição, Alan Fonteles bateu os Recordes das Américas, Brasileiro e do Campeonato nos 100m. Foto: Luz Comunicação.
A temporada 2019 para o atletismo paraolímpico se encerrou no último final de semana, com a conclusão do Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Paratletismo. A competição rendeu ótimos resultados à APC –
Associação Paraolímpica de Campinas: além de 15 medalhas, os atletas conquistaram três Recordes das Américas, dois Recordes Brasileiros e seis Recordes do Campeonato.
 
“Apesar da oscilação climática, muitos dos nossos objetivos foram alcançados nesta competição. Um exemplo é a melhora dos índices técnicos dos nossos atletas. De toda a equipe, apenas um atleta não medalhou; os demais todos medalharam. Tivemos alguns quartos e quintos lugares também, mas ainda assim com tempos e marcas bem próximas da melhor marca pessoal, o que mostra que eles estão competindo em alto nível”, pontua Sinval Oliveira, oitavo colocado entre os melhores técnicos do Brasil.
 
Tais conquistas renderam à entidade o quinto lugar entre os 132 clubes participantes e a sexta posição no quadro de medalhas. “Ano passado nós ficamos em oitavo e os resultados da competição deste ano nos permite subir degraus importantes. Fechamos o ciclo como a entidade que mais recordes bateu, o que qualifica o mérito individual, mas ressalta o valor coletivo. Essa foi uma temporada muito significativa para nós, um grupo enxuto, razoavelmente pequeno, mas de muita qualidade. Incluindo a parte técnica, tendo em vista a colocação final do nosso técnico Sinval, que carrega com ele toda a comissão”, comenta Luiz Marcelo, gestor de projetos da APC.
 
Agora o foco se volta para a temporada 2020. “Encerramos um ciclo e já conseguimos determinar uma projeção para a próxima temporada. Temos uma boa visibilidade da equipe, atletas muito bons, de renome nacional e internacional e que vem rendendo bem. Então a expectativa é classificar alguns nomes para as Paralimpíadas de Tóquio”, conclui Oliveira.

Todos os atletas que participaram do Campeonato Brasileiro são beneficiários do primeiro projeto voltado ao atletismo de alto rendimento da APC executado via Lei de Incentivo Federal, Centro de Treinamento em Esportes Paralímpicos de Campinas e Região – CTEPCR: Atletismo Fase I. Com duração de doze meses, o projeto recebe patrocínio da 3M, Grupo Bauminas, Aviagen, Buckman, CI&T, Matera, Stoller, Hospital Vera Cruz e Fundação Educar DPaschoal, além dos apoios do FIEC e da Prefeitura Municipal de Campinas.

Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp