19/11/2021 às 18h24min - Atualizada em 21/11/2021 às 00h10min

Estudantes da UniSul apresentam trabalho na Semana Internacional de Inovação da Renault

Os alunos da área de Gestão & Negócios foram selecionados para apresentar dois vídeos sobre diversidade no contexto da inovação: mulheres na indústria automotiva

SALA DA NOTÍCIA Raiza Rodrigues
No segundo semestre letivo de 2021, estudantes da Unidade Curricular Aspectos Humanos e Socioculturais (UC Dual) vivenciaram uma estratégia de aprendizagem inovadora. A Renault foi a parceira que, junto à UniSul, trouxe às professoras Dâmaris de Oliveira Batista da Silva e Valdirene da Silva Campos e aos estudantes a demanda referente a importância da diversidade no contexto da inovação: mulheres na indústria automotiva.

Professores e alunos realizaram encontros com gestores da Renault para conhecer as metas estratégicas, processos de gestão de pessoas (recrutamento, seleção, carreira, benefícios, dentre outros) em âmbito nacional e internacional para selecionar, contratar e reter talentos mulheres na indústria automotiva. Além do diálogo com gestores e de conhecer políticas e práticas da empresa, com a mediação das professoras Dâmaris e Valdirene, os estudantes pesquisaram sobre trabalho e diversidade.

De acordo com a professora Dâmaris, com esta parceria os alunos tiveram contato com uma empresa de grande porte e isso com certeza agrega muito ao conhecimento. “Aprendemos de muitas formas, da leitura, debate à prática.  Essa é a proposta da UC Dual. O aluno aprende dentro e fora da sala de aula com empresas reais”.

A turma produziu, em grupos, diversos vídeos. Dentre estes, uma equipe composta por colaboradores Renault escolheria três. O resultado chegou e nele haviam dois vídeos produzidos pelos acadêmicos e acadêmicas, Thiago da Luz Del Sent, Lucas Melo Pacheco, Miguel Menegasso, Michels, Josias Vieira, Moisés Souza da Rosa, Christian David Castrillon, Débora Fernandes Querino, Eloise Anacleto Margotti, Ruan Mendes Campos e Weslley Azevedo dos cursos da área de Gestão e Negócios da UniSul, campus Tubarão. Dois vídeos que serão apresentados na Semana Internacional de Inovação da Renault, quando gestores, parceiros e fornecedores do Brasil, Mercosul e países da Europa se encontrarão para a semana. Participaram universidades dos estados de Santa Catarina e Paraná e os três premiados foram catarinenses, dois da Unisul de Tubarão e um da Unisociesc.

Para a estudante Débora Fernandes, a experiência durante a execução do trabalho foi muito interessante e intensa, principalmente ter esse contato com a empresa e poder desenvolver um vídeo focado na mulher e no campo onde ela atua. Sendo mulher senti a liberdade neste processo criativo, o que me ajudou muito para refletir sobre como anda o mercado de trabalho e de que forma as mulheres estão se desenvolvendo nele, quais são os obstáculos. “Quando recebemos a proposta de nossas professoras achamos um tema muito importante e que precisa ser mostrado”, comenta Débora.

O estudante Josias Vieira conta que a execução deste projeto com a Renault  foi de extremo aprendizado. “Desde quando nos foi delegado este projeto de montar um vídeo em parceria com a empresa, com o objetivo de atrair mais mulheres para o mercado de trabalho automobilístico, ficamos cientes em que não seria uma tarefa fácil. Com o auxílio dos representantes da Renault que cederam um tempo para sanar nossas dúvidas, conseguimos mesclar nossa ideia inicial de mostrar um pouco dos grandes feitos das mulheres na história, como abordar a necessidade de uma maior participação das mesmas neste mercado de trabalho”, enfatiza Josias.

“Dentre as ações – assistir o que os estudantes da UniSul têm a dizer e a sugerir sobre diversidade no mundo do trabalho. Uma experiência ímpar que eleva o conceito de como aprendemos e que enriquece a trama das relações sociais comprometidas com a Educação. De Tubarão para uma feira internacional, nossos estudantes partilharão suas aprendizagens contribuindo para a sensibilização de um tema tão caro: a inserção, a presença e o crescimento da mulher na indústria automotiva”, enfatiza a professoras Dâmaris.

A coordenadora de área professora Dalci Mendes Almeida, complementa: “Estamos colhendo os resultados da parceira dual, é a Unisul/Ânima e o mundo corporativo, Renault do Brasil, contribuindo na formação dos nossos estudantes”.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp