CIDADE NO AR Publicidade 728x90
26/12/2018 às 22h59min - Atualizada em 26/12/2018 às 22h59min

Pesquisa ADVB/FIPE aponta ligeiro otimismo para 49,2% dos profissionais de vendas e mkt em relação ao futuro dos negócios

Mariana Mallet
COMMUNICA BRASIL
Os resultados do 3º trimestre de 2018 da Sondagem de Confiança e Expectativa dos profissionais de Vendas e Marketing do Brasil, realizada pela ADVB (Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil) com apoio técnico da FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), indicam que, apesar da piora recente do desempenho da economia brasileira, do setor econômico e das empresas, houve um ligeiro otimismo em relação ao futuro dos negócios para 49,2% dos profissionais em comparação ao segundo trimestre, em que o percentual era de 36,9%.
 
Em termos de confiança, as condições da economia brasileira pioraram ou pioraram muito para 44,2% dos entrevistados – no segundo trimestre esse percentual era de 53,9%, apontando uma ligeira melhoria nas expectativas. Para 25,6%, o cenário melhorou ou melhorou muito e na pesquisa anterior, esse número correspondia a 16,4%.
 
A respeito das expectativas em relação ao futuro da economia do país, 52,4% dos profissionais estão otimistas em relação à empresa que atuam; na pesquisa anterior, esse número era de 47,5%. Neste trimestre, 35,7% dos respondentes estão otimistas com o futuro da economia, contra 28,7% do estudo anterior. Ainda, 30,2% dos profissionais se mostraram pessimistas ou muito pessimistas; no trimestre passado, esse número era maior, 38,8%.
 
A sondagem de confiança e expectativa foi realizada entre 25 de setembro e 19 de outubro de 2018 por meio de questionário eletrônico e coletou 188 respostas. A maioria dos entrevistados é do sexo masculino (82%) com 45 anos ou mais (81,4%) e 40,6% ocupa cargos de presidência, direção e gerência. O estudo tem como objetivos avaliar a opinião de ocupantes de cargos de vendas e marketing, bem como de outras áreas estratégicas de empresas e outras organizações, com respeito à situação atual e expectativa de evolução da economia, setores e empresas.
                       
 
Sobre a ADVB – A ADVB® está completando 62 anos e é uma referência para a gestão empresarial no país, ao oferecer opções ricas e diversas para o relacionamento e aperfeiçoamento profissional de quem atua nas áreas de vendas e marketing e na direção das empresas. Cursos, palestras, fóruns, debates e eventos de premiação reúnem personalidades públicas e do mundo corporativo, propiciando ferramentas que auxiliam no desenvolvimento de estratégias de gestão das organizações.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp