07/12/2021 às 14h13min - Atualizada em 07/12/2021 às 14h06min

Especialista em treinamento comportamental Marcelo Bianchini dá 6 dicas para ser mais produtivo

SUAIMPRENSA - cidadenoar.com
Divulgação

Especialista em treinamentos comportamentais e mentoria, Marcelo Bianchini compartilhas 6 orientações dá aos seus mentorados para melhorar o dia a dia e realizar metas 

Há mais de um ano na rotina do home office e convivendo com as crises causadas pela pandemia, muitos profissionais de diversas áreas estão desanimados e estafados. São inúmeros relatos de cansaço da rotina em casa e vários se reinventaram. Diante disso, a procura pelo serviço de mentoria tem aumentado. O técnico judiciário do Tribunal de Justiça de Pernambuco Silvio Marinho buscou este suporte após enfrentar corte de salário e diversos problemas pessoais e profissionais. "Entendi que tudo tem seu momento certo e que tenho que focar no meu crescimento interno para expandir meu sucesso”. A paulista Luciana Santos também procurou orientação ao decidir abandonar uma carreira de 14 anos como advogada tributarista corporativa para ser hipnoterapeuta e terapeuta infantil, “não sabia qual direção tomar para, de fato, fazer a transição de carreira, sair do sonho para o concreto. Já estava me sentindo cansada e frustrada com as tentativas de fazer isso sozinha e não conseguir”. 

O especialista em comportamento Marcelo Bianchini, diretor-fundador do Instituto Bianchini, que oferece palestras, mentorias e treinamentos voltados ao comportamento, elenca algumas dicas que dá aos seus mentorados. Elas não substituem o atendimento individualizado, mas já servem como um guia para os desalentados que buscam ajuda para problemas profissionais e pessoais. 

1- faça uso de uma agenda 

Um planejamento pessoal é fundamental, tanto para organizar e rotina pessoal, quanto para os compromissos pessoais.  Pode ser uma agenda de papel se você não estiver familiarizado com as ferramentas tecnológicas, mas vale a pena tirar um tempinho para se familiarizar com as plataformas digitais, já que oferecem inúmeros recursos. A sugestão de Marcelo é o Google Agenda, ferramenta gratuita que pode ser utulizada no computador ou no celular. “Eu gosto de fazer no notebook, mas também uso bastante no celular, pois ela envia notificações”, recomenda Bianchini. A dica é configurar o celular para mostrar apenas as notificações da agenda, pois, segundo Bianchini, é como se você tivesse um assessor avisando do que precisa ser feito. Monte seu planejamento da semana já no domingo, assim na segunda-feira você já acordará focado no que precisa fazer. Divida suas tarefas por cores, por exemplo, azul para assuntos pessoais, vermelho para urgentes, verde para uma consulta médica, o que preferir. “Se deixar para montar a agenda na segunda, você perderá tempo durante a semana”, alerta o especialista. Deixe sempre espaços livres no seu planejamento para o caso de entrarem compromissos de última hora ou simplesmente para poder reservar um momento só seu de lazer.  

2- desative as notificações do seu celular  

Não faz sentido manter notificações ativas além da agenda. Aplicativos de delivery, de compras online, de redes sociais, de bancos, todos eles ficam mandando notificações que, na maioria das vezes, pouco ou nada acrescentam no seu dia a dia. “São avisos desnecessários, é como se fosse uma pessoa te cutucando a todo momento para falar de assuntos sem relevância”, acrescenta Bianchini. Isso desvia a sua atenção, faz você perder o foco e desperdiçar tempo, pois é normal você receber um aviso e se sentir tentado a ler o que comentaram na sua foto, a ver a promoção dos restaurantes no aplicativo de delivery e assim vai. Esses desvios tornam você improdutivo. Pense em quantas vezes você perde o foco ao longo do dia e da semana: no fim do mês você terá perdido muito tempo com notificações desnecessárias. Uma dica é dedicar na sua agenda um horário exclusivo para responder e-mails,conferir suas redes sociais e ler notícias.  

3- Técnica Pomodoro 

Esta é uma técnica bem conhecida que foi desenvolvida em meados dos anos 1980. Há inclusive aplicativos para implementá-la. É algo bem eficiente e simples: você ajusta cronômetro para 25 minutos. Neste tempo você fica totalmente focado em uma certa tarefa. Ao concluir este tempo, você descansa por 5 minutos. Durante este intervalo você faz o que quiser: descansa, relaxa, toma um café, olha redes sociais, conversa com um amigo, o que quiser. Após a pausa, você coloca o cronômetro em mais 25 minutos e volta ao estado total de foco. Neste período é possível manter o foco 100% naquilo que está desempenhando. Você pode fazer vários blocos neste modelo, por exemplo, 4 blocos de 25min + 5 min. Com o tempo, pode ir aumentando o tempo de produção, passando de 25 para 30, depois para 35 e assim vai. Este é um treinamento para pessoas com dificuldade de concentração desenvolverem foco e atenção. 

4- defina metas anuais e trimestrais  

Marcelo aconselha a dividir o ano em trimestres. Serão 4 etapas de 3 meses para realizar um objetivo. “Se você tem várias questões pendentes em sua vida, pode dividir o ano em 4 áreas: pessoal, profissional, saúde e financeira, por exemplo, e dedicar cada trimestre a resolver as questões”. Defina uma meta grande para cada trimestre. “Isso ajuda a pessoa a ter clareza das prioridades que ela está buscando e, com isso, definir ações”, explica Bianchini. Se o objetivo for emagrecimento, por exemplo, defina como primeira meta ir a um médico ou nutricionista, seguir a dieta à risca por três meses, iniciar uma atividade física e perder um número determinado de quilos. Como meta do segundo trimestre, seguir com a dieta e o acompanhamento profissional, mas  experimentar uma nova atividade física, por exemplo. Você pode até estipular estes objetivos trimestrais com o profissional que prescreve sua dieta. Este método evita que, ao chegar no dia 31 de dezembro, na hora do brinde, você se sinta frustrado por não ter alcançado o que queria. “A pessoa chega nesse momento e faz uma lista de 150 objetivos para aquele ano, mas acaba não concluindo nada. Então, dessa forma, ela define ordem de prioridade e as ações necessárias”.  

5- Crie rotinas em todas as áreas da vida para conseguir realizar objetivos e metas  

É comum termos uma rotina inconsciente, aquela que não foi estipulada racionalmente, apenas fazemos as tarefas do cotidiano. Bianchini destaca que é importante que criar uma rotina consciente, com horários e tarefas definidas. “Você deve criá-la de acordo com o que você precisa e isso não significa cair na monotonia. Rotina é consistência, e consistência é o que leva à excelência”. Fazer todos os dias as mesmas coisas, mas de maneiras diferentes, este é o segredo, conforme o especialista. Pode ser uma rotina de leitura, de estudos, de exercícios, o importante é se esforçar para seguir aquelas tarefas diárias, não procrastinar, nem desviar o foco.  

6- defina metas desafiadoras 

Metas muito fáceis fazem com que você se acostume com aquilo e até se engane. O gasto de energia com metas simples é o mesmo que com metas difíceis, portanto, use sua energia para programar verdadeiros desafios para você mesmo. Promova competições com você mesmo para ser a sua melhor versão. Não se compare a outras pessoas, apenas foque em si e descubra quais os seus limites para superá-los. Isso vale para aprender um novo idioma, emagrecer, mudar de carreira, passar em um concurso, o importante é se desafiar ao máximo e ver até onde consegue chegar. 


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp