CIDADE NO AR Publicidade 728x90
13/12/2021 às 11h17min - Atualizada em 14/12/2021 às 00h00min

Mato Grosso do Sul investe na ampliação da oferta de Educação Profissional Tecnológica (EPT) no estado

Estado lança campanha de matrículas destinadas à EPT em parceria com o Itaú Educação e Trabalho e o Instituto Natura

SALA DA NOTÍCIA Divulgação
Divulgação
A implementação do Novo Ensino Médio, que deve ocorrer em 2022 e prevê a inserção do quinto itinerário voltado à Educação Profissional e Tecnológica (EPT), ganhou força no estado do Mato Grosso do Sul. Resultados desse trabalho estarão no evento online intitulado “Expansão da Educação Profissional e tecnológica em Mato Grosso do Sul: construindo o futuro dos jovens”, que será apresentado no dia 14 de dezembro, terça-feira, e contará com a participação da secretária de Educação do Estado, Maria Cecília Amendola da Motta, da superintendente do Itaú Educação e Trabalho, Ana Inoue, da gerente do Instituto Natura, Maria Slemenson, da responsável pelo programa Primeiro Passo, Paula Pantalena, e do prefeito do município de Terenos, Henrique Wancura Budke.

O projeto Primeiro Passo foi realizado por um grupo de trabalho que reuniu a secretaria da Educação do estado, prefeitos dos 79 municípios, representantes do setor produtivo, com o intuito de entender qual o cenário do ensino profissional local. Como resultado parcial do Projeto, a secretaria expandirá a oferta da EPT para mais 23 municípios, totalizando 45 municípios ofertantes em 2022. Com esse trabalho, os 13 Itinerários de Educação Técnica e Profissional da rede serão ofertados de modo que façam mais sentido para os jovens e para a economia da região. “O intuito é realizar uma Educação Profissional com base no desenvolvimento local, observando as particularidades do município”, diz a secretária de educação do estado, Cecília Motta.

Em 2021, o estado tem 22 municípios ofertando a EPT. A meta é que em 2024, todas as cidades possam oferecer o ensino profissional, ampliando oportunidades aos jovens. Para fomentar a iniciativa, o estado realizou uma campanha de matrículas destinada à Educação Profissional e Tecnológica. As matrículas abertas em novembro de 2021 vão até fevereiro de 2022.

“As secretarias estaduais têm um grande desafio de concretizar o itinerário da EPT e dar forma ao trabalho como princípio educativo, possibilitando desafios, experiências e reflexões aos jovens para que eles possam ampliar sua visão de mundo e sua inserção social e no mundo de trabalho de forma digna. Esta iniciativa é um exemplo de como é possível fomentar a EPT de forma que ela esteja alinhada com as potencialidades da região na qual este jovem está inserido”, diz Ana Inoue, superintendente do Itaú Educação e Trabalho.

Uma prova de que a EPT tem fôlego para atrair os jovens é que, em 2020, segundo o Observatório,  do Movimento pela Base, tivemos no Brasil 1,9 milhão de matrículas na educação profissional e tecnológica de nível médio, em 6.798 escolas e 197 cursos técnicos. No ensino médio regular, são 6,9 milhões de matrículas, distribuídas em mais de 27 mil escolas pelo Brasil.

Serviço:
Evento de lançamento do estudo “Expansão da Educação Profissional e tecnológica em Mato Grosso do Sul: construindo o futuro dos jovens"
Link: Veja aqui
Data: 14 de dezembro
Horário: 16h
Participação de: Maria Cecília Amendola da Motta, secretária de Educação do Estado de Mato Grosso do Sul, Ana Inoue, superintendente do Itaú Educação e Trabalho, Maria Slemenson, Gerente do Instituto Natura, Paula Pantalena, coordenadora do Programa Primeiro Passo, e Henrique Wancura Budke, prefeito do município de Terenos. 

Sobre o Educação Itaú e Trabalho
O Itaú Educação e Trabalho (IET) faz parte da Fundação Itaú para Educação e Cultura. Atua há mais de uma década em parceria com entidades civis e o poder público apoiando e incentivando a implementação de políticas de EPT, que contribuam para a melhoria da qualidade da educação, com foco, sobretudo, na formação para o mundo do trabalho.  Para o IET, a educação é um vetor de desenvolvimento social e econômico, por isso seu trabalho é no sentido de que os estudantes tenham uma formação qualificada para um futuro em constante mudança no mundo do trabalho e que possa criar o desejo nos jovens de seguir aprendendo em todas as etapas da vida.
Saiba mais no site do Itaú Educação e Trabalho.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp