13/12/2021 às 18h00min - Atualizada em 14/12/2021 às 00h00min

Como grandes multinacionais estão quebrando a barreira do idioma entre seus colaboradores

Segundo relatórios da Voxy, edtech B2B que oferece cursos personalizados de inglês para empresas, é possível observar que ao menos 84% dos colaboradores melhoram seu nível de inglês depois que iniciam um curso

SALA DA NOTÍCIA Assessoria de Imprensa
Divulgação
 

Trabalhar em uma multinacional é o sonho de muitos profissionais. Para muitos é uma oportunidade única de crescer tanto na carreira quanto pessoalmente. Porém, a interação com a equipe de trabalho pode ser uma barreira para o sucesso.

Na maioria das vezes o idioma padrão no mundo dos negócios é o inglês, praticado como o idioma comum entre equipes de empresas deste porte, mas uma boa parte dos brasileiros não está preparada para romper a barreira da comunicação e trabalhar com colegas do mundo todo: segundo dados do Instituto Cultural British Council, somente 5% da população brasileira sabe se comunicar em inglês e apenas 1% tem, realmente, fluência.

Por outro lado, uma pesquisa recente feita pela consultoria internacional de recrutamento, a Signium, mostra que até outubro de 2021, as contratações de brasileiros feitas em multinacionais para cargos de alto escalão aumentaram em 50% em relação a 2020, provando que as oportunidades para se ingressar em uma multinacional existem e podem ser aproveitadas. 

Acontece que, atualmente, as empresas estão apostando em desenvolver o inglês de seus talentos para que eles possam gerar melhores resultados na interação entre equipes. Segundo relatórios da Voxy, edtech B2B que oferece cursos personalizados de inglês para empresas, que foram feitos a partir dos resultados obtidos com clientes multinacionais como Maxion Wheels, Kellogg e Hershey, é possível observar que ao menos 84% dos colaboradores melhoram seu nível de inglês depois que iniciam um curso da Voxy. Vejamos o caso a caso: 

A Maxion Wheels é a maior fabricante mundial de rodas e tem mais de 10.000 funcionários globalmente. Com sede na Alemanha, a empresa buscava formas de oferecer um curso de inglês personalizado de acordo com as necessidades dos funcionários de cada setor. Após um ano da implementação do curso de inglês oferecido para os colaboradores, verificou-se que a média de funcionários ativos neste período foi de 83%, sendo que 55% avançaram em até 2 níveis de proficiência. Um resultado impactante foi o aumento de produtividade dos colaboradores: 71% dos estudantes afirmam que passaram a economizar de 1 a 6 horas por semana de trabalho graças ao ganho de conhecimento no idioma.

Com a Kellogg, empresa de alimentos norte-americana com mais de 100 anos de história, o grande desafio era satisfazer as necessidades de capacitação do inglês de seus funcionários da América Latina. Durante o primeiro ano de curso, 90% dos usuários se mantiveram ativos, sendo que 60% reconhecem que sua produtividade profissional aumentou por causa dos estudos.

A norte-americana Hershey, que atua há mais de 50 anos no mercado de alimentos, busca seguir expandindo suas fábricas, ganhar novos mercados pelo mundo e entende que neste processo é necessário garantir que seus colaboradores tenham acesso à língua dos negócios. Após 1 ano de curso, 90% dos colaboradores se mantêm ativos e estudam em média 4 horas por mês, concluindo cerca de 140 lições mensais. 

Oferecer um treinamento de inglês aos funcionários pode ser uma boa forma de reter e desenvolver talentos dentro da equipe. Para a Head de Vendas & Marketing da Voxy, Eliane Iwasaki, “um grande problema de equipes globais é quando apenas aqueles colaboradores que têm mais influência no inglês são escolhidos para conduzir projetos, o que dificulta o crescimento profissional dos demais”. Como solução, Eliane aponta que “oferecer um curso de inglês para seus colaboradores pode tanto aumentar a produtividade das equipes, como também ajudar na retenção e desenvolvimento de talentos”, completa.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp