CIDADE NO AR Publicidade 728x90
15/12/2021 às 10h52min - Atualizada em 15/12/2021 às 10h50min

Fui atacado por Ransomware? Tem como recuperar os dados?

SUAIMPRENSA - cidadenoar.com
Divulgação
Os ataques Ransomware tem crescido com bastante frequência no Brasil, ele está aparecendo nas pesquisas como um dos países mais afetados entre os envolvidos.
Sabendo disso, as empresas têm tomado certas precauções, para prevenir os ataques, mas afinal, o que é Ransomware? É possível recuperar os dados após ser hackeado?
Abaixo vamos explicar mais detalhadamente, para que saiba como agir após e antes do acontecido.

O que é Ransomware?

O primeiro ataque de Ransomware aconteceu em 1989, feito por um biólogo com PhD em Harvard, o homem se chamava Joseph L. Popp.

Nesse mesmo ano estava acontecendo um problema com AIDS, ele aproveitou do assunto que estava em alta, e assim conseguiu enviar alguns e-mails com algumas informações sobre o acontecido do momento, gerando curiosidade, fazendo as pessoas abrirem e fazerem as sequências que desejava. Com esse simples ato aconteceu o primeiro ato de Ransomware, conhecido como Trojan Aids.

O Ransomware serve basicamente para encriptar ou bloquear os dados do computador, impedindo o acesso do usuário, fechando as credenciais e as demais formas de acessar e reverter o ataque. Sendo assim os arquivos e sistemas para ser descriptografados, precisam de resgate, geralmente pedem em criptomoedas, que não é possível rastrear.

O que fazer para prevenir os ataques?

Existem algumas formas de se proteger o seu computador e seus dados.

O primeiro deles é fazendo o backup para um dispositivo externo e que não esteja conectado diretamente à máquina principal. Em um HD, SSD, Fitas LTO, arquivos que não estejam ligados diretamente com a rede ou internet do servidor ou computador principal que esteja com seus dados.

Porém é necessário maior mão de obra, e profissionalismo para não esquecer, e deixar os dados desatualizados. Isso quer dizer maior trabalho.

A segunda que pontuamos é o backup em nuvens, google drive, Dropbox, onedrive, independentemente de onde seja, também é necessário colocar os seus arquivos em nuvem, pois é um dos ambientes mais seguros que encontramos atualmente. A melhor forma de realizar o backup é diariamente, sabendo que pessoas físicas são pouco atacadas por Ransomware, focando assim nas empresas. É possível colocar backup automáticos dos seus arquivos, trazendo maior segurança para os seus dados.
O terceiro e último seria o menos seguro, que somente colocasse um firewall ou algo do tipo relacionados a segurança e “antivírus” para proteção do seu sistema. Lembrando que fazer SOMENTE isso não é recomendável.
O melhor seria realizar backups em nuvem, em dispositivos externos que não estão ligados a internet, e por fim, colocar na sua rede um firewall bem configurado. Com essas três configurações, certamente você estaria seguro de certa forma.

Se acaso tiver perda de dados, é possível recuperar?

Sim, é possível a recuperação. Porém não é algo tão simples, fácil e rápido de realizar, porque estamos falando de criptografia, sendo um processo demorado e repetido de se fazer, processos em cima de processos.

Existem algumas empresas que dizem recuperar esses tipos de ataques, é importante saber que, não tem como um usuário comum recuperar os dados criptografados por Ransomware, a não ser empresas especializadas em recuperação, com softwares e pessoas especialistas nisso, por isso, se aconteceu de perder seus dados, e estão encriptografados, procure empresas especializadas.

Sabendo disso, não perca seu tempo tentando negociar, pois na maioria dos casos, após pagarem o resgate, os hackers não devolvem os arquivos.

Procure ajuda de empresas que possam fazer o máximo para trazer os arquivos de volta.

Conclusão

O ransomware é um malware focado em empresas, que procura encriptar os dados, bloqueando acessos, para que assim, peça um resgate em criptomoedas, sendo assim, não é possível rastrear.

É possível recuperar, mas é um dos trabalhos mais desafiadores, por esse motivo, procure rapidamente as empresas especialistas em recuperação.

Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp