20/12/2021 às 09h42min - Atualizada em 21/12/2021 às 00h00min

Biomedicina ganha relevância no mercado profissional

Faseh, localizada em Vespasiano, oferece curso com disciplinas integradas

SALA DA NOTÍCIA Cristiane Malheiros
Quando uma pessoa procura a ajuda de um médico, normalmente, alguma coisa está estranha no seu corpo. Pode ser uma gripe ou até algo mais complexo. E para descobrir o que esse paciente tem, entra em campo a figura do biomédico. “O médico é o profissional capaz de diagnosticar doenças, já o biomédicoé o responsável por realizar exames que possibilitem o diagnóstico seja por imagem ou via laboratorial, em análises clinicas. O biomédico ainda pode elucidar crimes por meio de análises de tecidos na Polícia Federal ou Polícia Civil. Ele trabalha também pesquisando e desenvolvendo produtos, medicamentos e vacinas” explica a professora e coordenadora do curso de Biomedicina da Faseh- Faculdade da Saúde e Ecologia Humana, integrante do ecossistema Ânima Educação, Rebeca Duarte.
 
Com a pandemia, a Biomedicina ganhou os holofotes após a biomédica brasileira Jaqueline Goes de Jesus, doutora em patologia humana e pesquisadora, coordenar a equipe responsável pelo sequenciamento do genoma do vírus SARS-CoV-2 apenas 48 horas após a confirmação do primeiro caso de COVID-19, no Brasil. 

“A biomedicina, em especial, por ser uma profissão que possibilita trabalhar com desenvolvimento de exames laboratoriais cada vez mais sofisticados e na pandemia para identificação do vírus e, posteriormente no desenvolvimento de vacinas, ganhou sim, grande destaque”, afirma a coordenadora.
 
Por ser uma profissão com uma vasta área de atuação, a biomedicina torna-se extremamente relevante, principalmente nesse período pandêmico. Apesar de não tratar diretamente o paciente, o biomédico atua nos bastidores dando suporte aos diagnósticos e condutas médicas.

De acordo com a coordenadora da Faseh, Rebeca Duarte, a biomedicina atua em um campo bem amplo com mais de 30 habilitações, dentre elas, a bioquímica e a patologia clínica que permite a realização dos exames; as áreas da genética e da acupuntura que vem crescendo muito; a biologia molecular, a análise ambiental, a estética e a saúde pública, além da área da toxicologia.
 
“O profissional da biomedicina está ganhando muito destaque, pois a sua atuação em várias áreas é extremamente importante, por isso, preparar esse profissional para esse mercado em ascensão exige universidades, cada vez mais capacitadas, que tenham a preocupação com a formação humana e com a inovação”, salienta.  
 
Rebeca Duarte destaca a integração em todas as disciplinas da grade curricular, apresentada aos estudantes do curso de biomedicina da Faseh.  “Na Faseh, além dos conteúdos fundamentais na formação de todo profissional de saúde como anatomia, fisiologia, bioquímica e genética, o aluno ainda terá a oportunidade de estudar a biomedicina estética, análises ambientais, toxicológicas e forenses; entre outras matérias”.
 
A faculdade também encaminha o aluno para realizar estágio na área, além de dar suporte para sua entrada no mercado de trabalho. “A biomedicina oferece ao profissional a possibilidade de ir além, pois é um campo muito rico em pesquisas e a tendência é crescer ainda mais”, ressalta Rebeca. 
 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp