CIDADE NO AR Publicidade 728x90
21/12/2021 às 16h59min - Atualizada em 22/12/2021 às 00h00min

Cooperativa torna Educação Financeira acessível a partir de plataforma virtual de ensino

Portal Sua Saúde Financeira, da Unicred, já alcançou diretamente mais de 30.000 pessoas

SALA DA NOTÍCIA Dariane Carvalho Campos
A ausência histórica de uma cultura voltada à educação financeira no Brasil continua sendo a origem das principais dificuldades enfrentadas pelos cidadãos, que literalmente pagam caro pela falta de conhecimento. Para se ter uma ideia, aproximadamente 66% da população está endividada e, dentre elas, temos mais de 60 milhões de pessoas inadimplentes, ou seja, que excederam sua capacidade de pagamento das dívidas assumidas. Além disso, apenas uma pequena parte da população realiza investimentos com regularidade.

A boa notícia é que, graças a iniciativas como o canal Sua Saúde Financeira, desenvolvido pela Unicred Conexão para ser um portal gratuito e descomplicado de educação financeira, a falta de acesso à informação não será mais um problema.

A gerente de Investimentos e Educação Financeira da Unicred, Vivien Aucar, revela que só no ano passado a cooperativa investiu cerca de R$ 1,2 milhão em ações sociais e no desenvolvimento de conteúdos educativos para seus diferentes públicos, que incluem colaboradores, cooperados, estudantes de nível básico, fundamental e universitários, além da população em geral. Desde que foi criada a área de educação financeira em 2019, as ações sociais e educacionais realizadas pela Unicred – como aulas, cursos, palestras, webinars e workshops – alcançaram diretamente mais de 30.000 pessoas em Santa Catarina e no Paraná.

“Além do alinhamento aos princípios fundamentais do cooperativismo, a participação no processo de desenvolvimento social e econômico por meio da educação financeira, hoje está consolidada como uma política social da Unicred. Nosso objetivo é contribuir com a construção de uma sociedade mais consciente e equilibrada financeiramente, essa é uma de nossas principais bandeiras”, destaca.

Lamentavelmente, muitos brasileiros carecem de informações básicas sobre educação financeira. Em 2014, o Brasil era o 74º em ranking global de educação financeira, ficando atrás de países como Madagascar e Zimbábue. O problema é crônico, a ponto o Branco Central do Brasil dispor em suas diretrizes a recomendação para as instituições financeiras assumirem crescente responsabilidade pela promoção de ações efetivas de educação financeira. Prática que já é realizada ativamente pela Unicred.
 
Plataforma virtual garante acesso gratuito

Acreditando na educação como meio para transformar esta realidade, a Unicred criou um canal de ensino e abriu as portas da informação para todos. No site www.suasaudefinanceira.com.br , a cooperativa disponibiliza conteúdos gratuitos para descomplicar o mundo das finanças. No site você encontra desde orientações para uma boa gestão de finanças pessoais até informações sobre os impactos da economia na vida das pessoas.

A gerente Vivien Aucar explica que o canal Sua Saúde Financeira permite que os valores cooperativistas que norteiam a instituição sejam replicados para mais pessoas. “Acreditamos que a educação financeira é um vetor de desenvolvimento da sociedade. Quanto maior for o número de pessoas preparadas para fazerem escolhas conscientes que as levem a desenvolver e usufruir melhor da renda que geram, maiores serão as oportunidades e o crescimento de todos.” 

O acesso é gratuito, a linguagem é bastante acessível e você tem acesso a vídeos, artigos, materiais para download, cursos online e uma área dedicada a escolas e universidades. 
Além do canal de educação, a Unicred ainda oferece uma formação específica para universitários através do Programa Unicred.edu, uma capacitação financeira e empreendedora direcionada ao início da vida profissional.

A Kellen Lima é estudante de Medicina e conta que numa conversa com seus colegas todos admitiram que estavam despreparados em relação à gestão financeira. E reconhece que durante o período de formação acadêmica os estudantes realmente não têm acesso a este tipo de conteúdo na grade curricular, por isso, quando entram no mercado de trabalho acabam cometendo muitos erros na administração de recursos e investimentos.  “O curso Unicred.Edu foi muito importante pra mim, principalmente pela plataforma organizada e o fácil acesso ao conteúdo. Essa proposta de ir além do trabalho como instituição financeira, ajudando as pessoas a gerenciarem melhor seu dinheiro foi estimulante”, disse.

Colaboradores e cooperados

Patrícia Fernanda Paes, que é gerente da agência Unicred de Ituporanga, diz que sempre foi estimulada e orientada a ampliar seus conhecimentos financeiros como forma de aprimorar o atendimento aos cooperados. Segundo ela, essa condição é fundamental no dia a dia, pois permite identificar as necessidades das pessoas e auxiliá-las na busca de soluções.

“Muitas vezes nos procuram mais em busca de conselhos do que pelos nossos produtos. É um diferencial valioso, principalmente, porque os cidadãos em geral precisam aprender sobre educação financeira. Com essas oportunidades, a Unicred reforça seus princípios cooperativistas e transforma a vida de muitas pessoas onde atua.

Os cooperados da Unicred contam com eventos voltados à educação financeira por meio da Universidade Cooperativa e iniciativas do Sistema Unicred. São cursos, palestras, eventos e webinars desenvolvidos exclusivamente para o seu público. O dentista Jeferson Lopes de Souza conta que esse tratamento diferenciado foi o que realmente fez a diferença para que se tornasse um cooperado. Lembra que a oportunidade surgiu na época em que estava em processo de reforma e expansão do seu consultório, quando fez contato com a cooperativa em busca de crédito e se surpreendeu com o suporte oferecido na área de educação financeira.

“No curso de odontologia somos treinados para ser dentista, mas quando a gente vai para o mercado a realidade é outra. Quando se monta o consultório, não temos essa instrução para aplicar no dia a dia. A Unicred surgiu com uma proposta diferente, que realmente foca na evolução dos resultados dos seus cooperados. Por meio da educação financeira somos orientados sobre como investir e aplicar melhor os recursos, e isso faz toda a diferença na gestão do seu negócio”, destaca. 

 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp