CIDADE NO AR Publicidade 728x90
22/12/2021 às 10h38min - Atualizada em 22/12/2021 às 10h34min

Ícone da comunicação: Conheça Pergentino Holanda

SUAIMPRENSA - cidadenoar.com
Divulgação

De volta às suas raízes, o comunicador social Pergentino Holanda confere visibilidade as personalidades da região do Maranhão, em âmbito nacional, e lança livros com erudição, requinte e valorização cultural da região de Presidente Dutra, MA.

Imagine-se voltando no tempo e com a oportunidade de recordar bons momentos registrados nos primeiros anos de sua vida. O colunista social e jornalista, Pergentino Holanda, mesmo ao longo de sua experiência profissional e vivência extensa, foi dominado com consciência pela emoção ao ser reverenciado no lugar onde tudo começou.

Pergentino Holanda – com uma bagagem de mais de cinco décadas de trajetória na comunicação nacional e internacional – foi consagrado por amigos, conterrâneos e familiares em sua terra Natal, a cidade de Presidente Dutra (MA), distante 355 quilômetros da capital maranhense, São Luís. Uma cidade de quase 50 mil habitantes que teve a sua rotina alterada a partir da chegada do filho ilustre repleto de saudade.

Diante de tantas homenagens recebidas após o reconhecimento profissional, a reverência na terra natal era um brinde do destino. E como retribuição, Pergentino lançou aos presidutrenses a sua obra mais marcante, recentemente publicada, “Existencial de Agosto e Outras Viagens Poéticas” e sua biografia intitulada ‘PH: Ícone e Grife da Sociedade” - escrita pelo jornalista Thiago Bastos -, além de “Em Busca de Vultos Perdidos”, uma coletânea de crônicas publicadas por ele nos fins de semana no antigo Jornal O Estado do Maranhão, veículo em que o colunista se consagrou na imprensa local.

O colunista também cumpriu uma missão e entregou oficialmente livros autografados pelo ex-presidente da República e amigo, José Sarney, de sua obra intitulada “José Sarney: 90 anos. O Homem e a Palavra”, que reúne crônicas de personalidades da política e literatura brasileiras, dentre as quais o próprio Pergentino.

A agenda foi organizada pelo vereador local André Jardins no Palácio Vereador Jean Carvalho (Câmara de Vereadores de Presidente Dutra) que se destaca como articulista por sua rede de contatos exitosa. É a nova geração de parlamentares, ao mesmo tempo que se consagra como anfitrião especial.

Na sessão solene, presentes o prefeito de Presidente Dutra, Raimundinho Alves Carvalho, além do presidente da Câmara, Aristeu Nunes, e outros nomes da política local, como Valeriano Américo de Oliveira, um dos únicos fundadores da cidade ainda na ativa. Todos destacaram o papel de Pergentino para a comunicação, mudanças de linguagem do jornalismo de costumes e, principalmente, para o prestígio dado à uma cidade até então conhecida especialmente por seu potencial de produção agropecuária.

Após a programação oficial, Pergentino fez questão de agradecer a todos os presentes usando a Tribuna Vereador Carlos Remy. “Para mim, o pensamento é de gratidão e, ao mesmo tempo, de alívio. Por saber que, durante todos estes anos de carreira dei a minha maior contribuição para a sociedade presidutrense”, disse.

Sob o olhar de quem busca o protagonismo fora dos holofotes, Pergentino se autodefiniu sob forte comoção. “Hoje, sou mais feliz do que tenho sido ao longo da vida. Não gosto muito de discursar, sou muito dos bastidores. Fui conquistando meu espaço e graças a Deus fui conquistando o meu espaço e graças a Deus hoje tenho algum destaque no meu torrão natal, no meu estado e no meu país, com obras traduzidas para vários idiomas. Estou maior do que imaginaria ter sido ser um dia. Estou tranquilo, pois o importante na hora das homenagens é a tranquilidade. A minha emoção não me fez tremer. Esta é uma noite que guardarei em um lugar especial no meu coração”, afirma o ícone da comunicação Pergentino.

A cada assinatura de uma de suas obras, um agradecimento mútuo de quem recebia um exemplar do escritor. “PH é sem dúvida um orgulho e um dos grandes nomes da nossa querida terra e nossa tão amada cidade”, disse o ex-prefeito Valeriano Américo de Oliveira. Sobre a festa que celebrou a vitória e reinvenção profissional, após a agenda na Câmara, os convidados se deslocaram ao deslumbrante Haras Priscila, nos limites de Presidente Dutra, pertencente aos anfitriões e empresários Fernando Sá e Elizabeth Bonifácio. Com um cardápio de quitutes soberbos da culinária sertaneja e ótimas atrações musicais a festa seguiu contemplando um dos maiores nomes da comunicação local.

​Para André Jardins, conterrâneo de Pergentino Holanda e vereador de Presidente Dutra, no Maranhão, a importância de Pergentino é elemento essencial para a coesão do sistema social e político do Estado e para a visibilidade nacional do mesmo. André Jardins tem grande admiração pelo seu fiel amigo para todas as horas e juntos em breve desenvolveram projetos juntos, em âmbito nacional.

 

Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp