CIDADE NO AR Publicidade 728x90
22/12/2021 às 11h56min - Atualizada em 22/12/2021 às 11h53min

Como funciona um disco rígido (HD)?

SUAIMPRENSA - cidadenoar.com
Divulgação
Um disco rígido é um dos componentes mais importantes de um computador, embora ele tenha uma placa-mãe, placa de vídeo e memória RAM, sem o HD é impossível ligar o computador, pois ele é quem armazena todas as informações, e também onde é armazenado o sistema operacional.

Por isso, ele está em constante evolução e atualização, aumentando seu poder de processamento, sua velocidade, capacidade de armazenamento, precisão de leitura e gravação.

Os dados armazenados são gravados em alta velocidade, que podem ir de 5,6 mil a 10 mil RPM (rotações por minuto), e nesta rotação interfere na velocidade de gravação dos dados, que podem ir de 350 MB/s até 500 MB/s de transferência de dados e leitura.

Um HD é formado por várias peças, as mais importantes são o disco magnético e a cabeça de leitura.

O disco magnético roda e com isso a cabeça de leitura registra e lê os arquivos armazenados no disco.

A cabeça de leitura não pode encostar no disco, caso aconteça algum toque os dados armazenados são danificados, o que ocasionará perda de dados.

Quando o computador está desligado, a cabeça de leitura é travada, para não encostar no disco magnético.
 

Como se prevenir para não perder os dados.

O disco rígido é bem frágil, então possui algumas medidas a serem tomadas para que o seu HD para tentar amenizar as chances de perda de dados.
  • Primeira dica: quando for se locomover com o notebook sempre o deixe desligado, para que o HD possa travar o cabeça de leitura e para que não entre em contato com o disco magnético.
  • Segunda dica: Tome muito cuidado com o HD externo para não deixá-los cair, pois, o risco de danificar algum componente é muito grande. E, a possibilidade de deslocar a cabeça de leitura é muito grande.
  • Terceira dica: o HD como qualquer outro dispositivo eletrônico não é resistente a água, caso caia água enquanto estiver ligado, há uma grande chance de pifar.
  • Quarta dica: tenha um antivírus bom e confiável, a internet está cheia de armadilhas feitas por criminosos para poderem instalar malwares (programas maliciosos) em computadores. O malware mais utilizado dos últimos anos é chamado de ransomware, o principal alvo desse programa é invadir e encriptar os arquivos armazenados no HD. Um bom antivírus é capaz de identificar e paralisar essa invasão.
Uma curiosidade, em 2007 uma empresa chamada Sentry Safe que hoje atua na criação de cofres a prova de fogo, criou um protótipo de HD que seria a prova de fogo e a prova d'água, mas acabou que o projeto não teve tanto sucesso. 

Conclusão

Um disco rígido é formado por um disco magnético e uma cabeça de leitura que lê os dados registrados. A chegada do HD no mercado foi uma verdadeira revolução, por causa da sua portabilidade e também pelo tamanho de seu armazenamento, que era o dobro de um disquete, principal dispositivo de armazenamento da época.

Embora sejam muito úteis hoje em dia, o HD possui uma grande fragilidade, os seus componentes mecânicos.

Caso você não tenha os devidos cuidados com o seu HD, os dados podem ser perdidos. Mas, apesar disso, a boa notícia é que existem empresas especializadas em recuperar dados de HD.

Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp