02/10/2019 às 17h04min - Atualizada em 08/10/2019 às 06h51min

Grupo Utam obtém três certificações de qualidade

Selos BSCA, IBD e UTZ pontuam processos como controle de qualidade, processamento de produtos de origem vegetal orgânico e biodinâmico e boas práticas agrícolas

DINO


O Grupo Utam, com plantas industriais em Ribeirão Preto (SP) e Piumhi (MG), acaba de receber certificações de referência que destacam marcas e produtos do mercado cafeeiro. Os selos UTZ, BSCA (emitido pela Associação Brasileira de Cafés Especiais) e IBD garantem diversas atuações e procedimentos da empresa. Para obter os selos, a empresa teve que atingir critérios, como documentos e registros, exercícios de rastreabilidade do produto e de possíveis áreas de risco a fim de solucioná-las, entre outros quesitos.

O item sustentabilidade foi rastreado pelo selo UTZ, que é oriundo de organização privada cujo principal objetivo é contribuir com a agricultura sustentável. "Essa certificação admite produtores que implementam boas práticas agrícolas e apresentam condições de trabalho em respeito às pessoas e ao planeta", comenta Maria Letícia Martins Silva, engenheira de alimentos, responsável pelo setor de qualidade da indústria.
A profissional explica que, durante as etapas para conquistar a certificação, um auditor devidamente treinado inspeciona a propriedade, verificando documentos e registros, as atividades executadas, exercício de rastreabilidade do produto, possíveis áreas de risco, equipamentos, áreas e instalações. O processo resultou num relatório contemplando a certificação.

O certificado UTZ possui validade de um ano e para a sua manutenção/renovação uma nova inspeção é realizada na propriedade. "A certificação é uma agregação no valor dos seus produtos e na organização da empresa, além de garantir melhor qualidade aos seus funcionários e aos clientes", explica Maria Letícia.

Já o selo da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA, sigla em inglês) busca estimular o aprimoramento técnico na produção, comercialização e industrialização de cafés especiais. A associação realiza o reconhecimento de lotes monitorados por selos de controle de qualidade, "proporcionando também agregação de valor na comercialização do produto final", acrescenta Maria Letícia.

O outro selo foi obtido pelo IBD, a maior certificadora da América Latina e a única brasileira capaz de certificar produtos orgânicos com certificado aceito globalmente. A organização realiza suas certificações orgânicas e afins, de Fair Trade, socioambiental e sustentabilidade, de procedimento e Demeter, referência à deusa grega da colheita. O processo varia conforme a norma desejada e conta com inspeção anual de um auditor devidamente treinado na instalação a ser certificada.

O Grupo Utam passou recentemente pelo processo de certificação do IBD com escopo em processamento de produtos de origem vegetal orgânico e biodinâmico e obteve os certificados de conformidade para a produção de cápsulas com essas características. "As certificações obtidas garantem segurança ao consumidor quanto à qualidade dos produtos e permitem que a Utam atenda mercados diferenciados e crescentes", acrescenta a diretora da empresa, Ana Carolina Soares de Carvalho.

Meio século no mercado brasileiro
Idealizado no final de 1969, com início das atividades em 1970, o Grupo Utam está sob domínio acionário da atual direção desde 1985. Nestes quase 50 anos de atuação no mercado brasileiro, a empresa adquiriu solidez na região sudeste e ampliou frentes de abrangência em outros Estados. Hoje, possui uma capacidade produtiva de mais de 1.400 toneladas/mês em dois modernos parques industriais. A empresa atende a mais de 450 cidades e a uma carteira com cerca de 9.500 clientes ativos, oferecendo extenso portfólio de produtos e serviços. Além disso, possui marcas consagradas por seus consumidores.

Entre as 15 maiores indústrias do setor
O Grupo Utam está posicionado no ranking nacional da ABIC (Associação Brasileira da Indústria do Café) na 14ª posição dentre as quase de 1.400 indústrias do setor, das quais 405 são afiliadas à entidade.

Unidades
A empresa possui matriz em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, filial em Piumhi (MG) e polos de distribuição em São Paulo e Belo Horizonte.

Endereços na internet
www.grupoutam.com.br
www.facebook.com/cafeutam
www.facebook.com/utam.uno
www.twitter.com/cafe_utam
http://instagram.com/utam_uno

Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp