22/12/2021 às 12h32min - Atualizada em 27/12/2021 às 00h00min

Cinco dicas para aproveitar o verão de forma saudável

O começo de um novo ano representa o recomeço, o momento de mudar e adequar à rotina com a perspectiva positiva de uma vida mais saudável. Por isso, o importante é planejar e traçar objetivos realistas para a mudança de hábitos. Confira algumas dicas para ajudar a iniciar 2022 de forma saudável:

SALA DA NOTÍCIA Raiza Rodrigues
1. Planeje uma vida mais ativa para o verão
Depois de um ano de muitas incertezas e grandes efeitos na saúde, é a hora de rever a rotina para retomar a qualidade de vida. Não há dúvidas de que muitos brasileiros engordaram no período de 2020 a 2021, consequência do estresse, da falta de exercícios físicos e do aumento do consumo de álcool e de comidas prontas. A prática regular de atividades é a melhor decisão para melhorar a condição de vida, em especial o controle de peso, além de fortalecer o sistema imunológico, controlar os efeitos da pressão arterial, reduzir o estresse e ajudar efetivamente na redução da ansiedade. Busque se movimentar ao ar livre, tenha no sol um excelente estímulo na produção de vitamina D, que promove ainda mais a resposta imunológica do corpo.

2. Aproveite para se exercitar ao ar livre
Você sabia que as pessoas que mais participam de programas de exercícios preferem fazer ao ar livre? Além de mais agradável, em função do vento, luz natural, o contato com a natureza remete a condições que geram mais prazer. A prática regular de atividades físicas mantém a resposta pulmonar e toda a oxigenação do corpo mais efetiva. Porém, não esqueça da hidratação durante as caminhadas, o pedalar, correr ou ainda os exercícios de força. Não espere o melhor momento para iniciar exercícios físicos, aproveite o verão, seja em família ou entre amigos. O importante é começar e continuar com o plano de se exercitar.

3. Retrospectiva: é hora de se programar
Tenha consciência de que a cada ano um desafio se apresenta para a saúde do corpo. Portanto, o ano de 2022 tem que ser o momento da virada de chave no estilo de vida, com mais prática de exercícios e menos tempo parado. Então, faça uma retrospectiva do seu trabalho, do seu dia a dia e o quanto está se movimentando. Reveja o tempo sentado. Claro que o tempo sentado se associa ao trabalho, mas é exatamente nessas condições que aumenta o risco de doenças relacionadas ao sedentarismo. Veja as dicas: levante-se a cada 50 minutos, faça deslocamentos por 5 a 10 minutos; procure ser mais ativo, usando mais as escadas; o bairro, vizinhança, ou condomínio, são locais que podem contribuir para ser mais ativo; reveja como foi o ano em termos de prática de exercícios. Veja se aumentou o peso, se fez exames preventivos, programar as possibilidades de mudança depende da pessoa analisar o seu cotidiano. Caso não consiga, busque orientações de um profissional de educação física para os passos iniciais.

4.Planeje o próximo ano com metas de prevenção da sua saúde
Planejamento começa com a ideia de que a prevenção é o melhor remédio. E o principal passo para a mudança é fazer diferente do que fez no ano anterior. A proposta é analisar, buscar um momento no dia a dia para se dedicar a você. Faça atividades prazerosas, elas aumentam a atividade do cérebro. Aposte no exercício físico como antídoto que vai garantir sua saúde. Planeje ao menos 30 minutos por dia para realizar atividades. Busque orientação para ter os melhores resultados no seu tempo.

 
5. Invista na alimentação, hidratação e vida mais ativa

Ingerir mais frutas e água diariamente, assim como ser mais ativo fisicamente, será o melhor remédio para o corpo. As recomendações científicas sugerem ingerir diariamente de 3 a 5 porções de frutas, beber pelo menos 30 ml de água para cada quilo de peso corporal e realizar diariamente pelo menos 30 minutos por dia de atividade física. A somatória desses componentes será determinante na manutenção da saúde. Por que esperar?
Aylton Figueira Júnior é especialista em Ciências do Esporte, professor de graduação do curso de Educação Física na Universidade São Judas e membro da American College of Sports Medicine.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp