20/12/2021 às 23h45min - Atualizada em 30/12/2021 às 00h20min

Especialista Lança Curso Sobre A História Do Carnaval Brasileiro

Curso com a jornalista Gislaine Vicente proporciona imersão em vários temas que explicam o desenvolvimento da maior festa popular do Brasil

SALA DA NOTÍCIA Clarice Tatyer
Divulgação

Um curso para compreender o contexto histórico, a formação e a estrutura do carnaval moderno brasileiro, desde os anos 1970 até os dias atuais: este é o objetivo do curso “A Escola de Samba”.

Segundo a jornalista  Gislaine Vicente, o objetivo principal é descrever “as mudanças de paradigmas na década, as questões estéticas e sociais como a proibição do Entrudo, as mães baianas, os Sambas de Terreiro e a criação do Samba-Enredo; as mudanças no Carnaval moderno: da preparação ao desfile; os grandes carnavalescos,  a década de 1970 para as Escolas de São Paulo e as influências do carnaval carioca; as Superescolas de Samba S/A e a Era do Sambódromo, entre vários outros assuntos”, ressalta.  

Com a pandemia da covid-19 a comunidade do samba precisou se reinventar, e esse curso vem em um momento que há muita expectativa quanto ao Carnaval 2022: como o setor irá se reorganizar, qual será o “novo normal” do carnaval?

Sobre Gislaine Vicente

 Jornalista formada pela Universidade Braz Cubas e pós-graduada pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo e Unibero. Especialista em Carnaval e Afrocultura. Tem passagem por grandes veículos de comunicação, como Rede Globo, Agência Estado, Sistema Globo de Rádio, além das mídias especializadas na festa, realizando a cobertura dos desfiles das escolas de samba dos grupos Especial e de Acesso de São Paulo e do Rio de Janeiro, entre outros trabalhos. Foi jurada de eliminatórias de samba-enredo, e editora do livro ‘A Geografia do Samba na cidade de São Paulo’, de Alessandro Dozena (Polisaber).

A metodologia traz aulas expositivas, com apresentação de cases e materiais multimídia. O público-alvo são pessoas interessadas em cultura popular, com pouco ou nenhum conhecimento sobre a indústria do samba e profissionais da comunicação.

Serviço – O curso acontece na primeira quinzena do mês de janeiro de 2022, via plataforma Zoom e presencial. Inscrições e outras informações pelo WhatsApp 11.97754-7604.


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp