CIDADE NO AR Publicidade 728x90
15/12/2021 às 11h25min - Atualizada em 30/12/2021 às 00h20min

SketchUp, muito além da maquete eletrônica

Software de desenvolvimento de projetos em 3D tem funcionalidades que até os usuários mais avançados deixam de aproveitar por desconhecimento

SALA DA NOTÍCIA Pg1 Comunicação
Trimble Inc.
Divulgação Trimble Inc.

O professor Henrique Barsa, arquiteto na Gabster (uma das distribuidoras do Trimble SketchUp no Brasil) e autoridade no assunto, menciona que comumente os recursos mais utilizados no SketchUp são relacionados ao desenho e modelagem propriamente ditos, sendo que o software é robusto o bastante para atender às necessidades de todas as etapas do projeto: esboço, estudo preliminar, anteprojeto, projeto legal ou projeto de aprovação e projeto executivo.

“No meu escritório, só uso SketchUp em todos os processos, e nenhum outro software. O programa traz diversas funcionalidades essenciais e sua aplicação vai muito além da maquete eletrônica. Isso foge do conhecimento das pessoas”, frisa. 

O LayOut é um recurso do SketchUp Pro que permite converter o modelo 3D em um desenho técnico, em pranchas com todas as características necessárias para documentação do projeto. Ainda melhor que outras ferramentas do tipo, o LayOut permite a interação com o modelo durante a apresentação da documentação, sendo possível orbitar, aplicar panorâmica, zoom e outras ferramentas, da mesma forma que na área de desenho. 

“Outra vantagem é que se a entidade em questão contiver uma animação, poderá ser reproduzida na apresentação do LayOut”, complementa Barsa.

De acordo com o professor, o LayOut e a ferramenta de Gerar Relatório do SketchUp, que gera planilhas de informações com base nos objetos dos modelos, funcionam muito bem juntos para trazer o projeto à realidade da construção.  

“É um recurso muito útil para criar listas contendo a quantidade de materiais e as estimativas, bem como exportar dados técnicos. Por exemplo, cada coluna em um relatório corresponde a um atributo dos objetos do modelo. Já as linhas do relatório são os valores dos atributos. Outra funcionalidade é a emissão de relatórios complexos diretamente do SketchUp usando os recursos Group By e Aggregate”, aponta o professor.

Outra vantagem do software são as bibliotecas de modelos do 3D Warehouse, que são nativas do SketchUp e trazem rapidez e praticidade na hora de projetar, poupando tempo de arquitetos e arquitetas no dia a dia de projeto. 

“O SketchUp é um programa fluido que dá liberdade para criar livremente. Essa rapidez e facilidade faz com que seja bastante utilizado em outras áreas além da construção, como design de produto, cenografia, cinema, marcenaria etc”, salienta Barsa. 

Os plugins são outra possibilidade de expandir o poder do programa e agregar novas funcionalidades. Com eles, o software pode ser personalizado de acordo com as necessidades do usuário. O uso correto desses recursos gera um alto ganho de produtividade. 

O gerente regional de vendas da Trimble para o SketchUp, Edgar Takano, destaca dois pontos importantes. Comercialmente, o SketchUp possui um papel disruptivo no mercado, ele entrega as funcionalidades na medida certa para cada profissional realizar seus projetos com agilidade e facilidade. Tendo eliminado complexidades, isso reflete em um produto com preço acessível e extremamente competitivo. “A Trimble tem foco no cliente, ele está no centro de tudo que fazemos”, salienta. 

O segundo ponto que Takano ressalta é a facilidade para formação de profissionais especializados em  SketchUp. “É muito mais rápido treinar alguém no SketchUp que nos outros softwares do mercado da construção. E todos sabemos que treinamento é apenas um dos diversos custos ocultos de uma implantação BIM. Podemos comprovar, para cada caso específico, que com SketchUp é possível entregar um projeto completo, do escopo à documentação para obra, ganhando a confiança do seu cliente final, por um valor acessível”, observa. 

O software SketchUp foi desenvolvido com o objetivo de facilitar  e aperfeiçoar o fluxo de trabalho dos milhares de usuários da ferramenta em todo o mundo.  Em seu canal SketchUp Brasil no YouTube, estão disponíveis gratuitamente diversas playlists de tutoriais para todos os níveis de conhecimento. 

 

Sobre o SketchUp

Pertencente a Trimble desde 2012, o SketchUp tornou-se uma das ferramentas de modelagem 3D mais populares do mundo. É usado por milhões de pessoas, sendo majoritariamente arquitetos, empresas de engenharia, construção e designers profissionais. Para mais informações, acesse: https://www.sketchup.com/pt-BR

 

Sobre a Gabster

A partir de uma plataforma que integra designers, arquitetos e especificadores à indústria, a Gabster conecta o design à manufatura para simplificar a produção de ambientes personalizados. Por meio de uma plataforma em nuvem fornece uma série de serviços de processamento on-line para cálculo de orçamento, controle de projetos, modelagem de componentes BIM, comandos de máquina, identificação de peças e métodos produtivos. Além disso, fornece cursos para modeladores e treinamento para projetistas.

 

Sobre a Trimble

A Trimble desenvolve tecnologias para transformar e melhorar o modo como o mundo trabalha. Com a integração de dados de posicionamento, transmissão em tempo real e processamento de informações, a Trimble oferece a solução completa de ponta a ponta para ampliar a produtividade, segurança e sustentabilidade em projetos para indústrias e governos. Presente com seus produtos no país há mais de três décadas, a Trimble contribui com suas soluções para que o Brasil explore o máximo de seu potencial de desenvolvimento nas áreas de agricultura, construção civil pesada, transporte e logística, aplicações geoespaciais e construções verticais. Fundada em 1978, a Trimble está sediada em Sunnyvale, Califórnia. Para mais informações, visite:  www.trimble.com.br.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp