20/12/2021 às 02h00min - Atualizada em 01/01/2022 às 00h10min

SP: construção da ferrovia entre Lençóis Paulistas e Pederneiras foi autorizada pelo governo

A ferrovia terá 19,5 km de extensão. A expectativa é de que sejam investidos R$ 200 milhões

SALA DA NOTÍCIA Brasil 61
https://brasil61.com/n/sp-construcao-da-ferrovia-entre-lencois-paulistas-e-pederneiras-foi-autorizada-pelo-governo-pind213021
O projeto de construção da estrada de ferro que ligará Lençóis Paulistas (SP) à malha ferroviária de Pederneiras (SP), sentido Porto de Santos, já pode sair do papel. Isso porque o governo autorizou o grupo empresarial BRACELL a iniciar as obras. A proposta foi apresentada no âmbito do programa Pro Trilhos.

“Aquilo que foi pensado quando a política pública foi desenhada está se configurando, com esses pedidos de autorização, com empresas dos mais diversos segmentos, querendo construir seus ramais, ligando plantas industriais a ferrovias concedidas; plantas industriais ou ativos minerários a portos. Isso vai trazer um benefício em termos de sustentabilidade, eficiência e Custo Brasil”, afirma o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas. 

Relator do novo marco das ferrovias afirma que projeto é passo rumo ao desenvolvimento econômico do país

Hidrogênio pode substituir diesel nos trens

A ferrovia terá 19,5 km de extensão. O objetivo é transportar carga geral de celulose calculada em 1,7 milhão de toneladas por ano. A expectativa é de que sejam investidos R$ 200 milhões. Ao todo, devem ser criados 2.450 novos postos de trabalho, entre diretos e indiretos. 

Marco Legal das Ferrovias

O Pro Trilhos foi instituído a partir do novo Marco Legal das Ferrovias. A proposta estimula a ampliação da malha ferroviária nacional pela iniciativa privada. Atualmente, o projeto da Lei das Ferrovias aguarda sanção do presidente da República, Jair Bolsonaro. 

Aprovada pela Câmara dos Deputados na segunda-feira (13), a matéria permite que a União autorize a exploração de serviços de transporte ferroviário pelo setor privado sem ser por concessões ou permissões. Para novas ferrovias, os interessados vão poder pedir autorização diretamente ao agente regulador.

Para o deputado federal Paulo Ganime (NOVO-RJ), a medida atrairá investimentos para aumentar a oferta de infraestrutura ferroviária e promover concorrência no setor.

“O marco traz várias mudanças no modelo em que as empresas podem investir e operar as ferrovias, garantindo a possibilidade de mais investimentos, com maior expansão da malha ferroviária. Com a autorização, é a empresa quem toma a iniciativa. Ela passa, sim, por um processo de controle, mas isso torna o processo mais fácil, fazendo com que haja mais investimento no setor”, considera. 

Entre as novidades regulatórias estão as regras do procedimento de outorga em regime de autorização para a construção, operação e exploração de trechos ociosos ou abandonados. Essa possibilidade é similar ao que já ocorre com os terminais portuários privados, e é considerada como ponto chave para a expansão e o melhor aproveitamento da malha ferroviária do Brasil. 
 

]]>

Fonte: https://brasil61.com
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp