28/12/2021 às 19h43min - Atualizada em 07/01/2022 às 00h10min

Recrutamento em tecnologia tem retenção de talentos como foco em 2022, indica estudo da Revelo

Com vagas de sobra, um novo tipo de perfil surge no segmento: o do candidato passivo, que não tem pressa de ser contratado

SALA DA NOTÍCIA Victoria Bernardes
Divulgação
O desenvolvimento da tecnologia foi tão acelerado, que transformou a realidade do trabalho de muitas empresas, sobretudo as que demandam por profissionais formados em carreiras digitais. Considerando sua base que conta com mais de 24 mil empresas  e 1,5 milhão de candidatos, a Revelo, maior startup de recrutamento em tecnologia da América Latina, realizou um estudo para destacar as principais tendências para o segmento de recrutamento em tecnologia em 2022.

Acabar com as entrevistas presenciais começou como uma medida de segurança para barrar o contágio da covid-19. Hoje, as empresas já entenderam que é uma modalidade estável que traz economia de tempo, recursos, amplia o raio de alcance e elimina  as barreiras geográficas, o que  possibilita a contratação de  candidatos de outros lugares do mundo.

Outro levantamento da Revelo aponta que existem duas vagas para cada candidato em tecnologia. Isso explica a primeira tendência, que é o segmento ser impulsionado pelos próprios candidatos. Com a liberdade de escolher a melhor proposta, é a vez das empresas entrarem em uma corrida acirrada, criando cada vez mais processos seletivos criativos, recrutamento remoto orientado por dados e ações de comunicação e marketing inovadoras.

Um dos grandes desafios das companhias, que será fortemente difundido no próximo ano, é a retenção dos talentos. Muito além de salário, o diferencial será o de ter uma cultura bem estruturada e oferecer employer branding, benefícios fora do comum, até a recompensa pela lealdade do colaborador, também chamado de Proposta de Valor do Empregador (EVP).

EVP é a quarta tendência que chega com força em 2022, fundamental para atrair profissionais qualificados na área, como os desenvolvedores. É um braço do employer branding que pode fazer a diferença no motivo pelo qual os profissionais optam por trabalhar para uma empresa, ao invés de outra.

Tendo vagas de sobra e empresas sedentas por oferecer diferenciais, um novo tipo de perfil surge no segmento: o do candidato passivo. São profissionais que não têm pressa de serem contratados e por este motivo podem ficar mais entusiasmados com uma proposta inusitada, principalmente se for algo que ofereça uma oportunidade de crescimento, de adquirir conhecimentos ou apenas conquistar uma posição em uma empresa desejada, que está alinhada com seus objetivos.

Profissões do futuro
Desenvolvedor, Design de Javascript, Business Intelligence e Marketing On-line são as áreas de atuação que mais têm e terão vagas no próximo ano, cujas remunerações começam na faixa de R$ 5 mil e existe possibilidade, inclusive, de trabalhar para empresas de outros estados e até países.

Sobre a Revelo
A Revelo, maior empresa de tecnologia do setor de Recursos Humanos da América Latina, oferece uma plataforma completa para atrair, buscar, recrutar e selecionar pessoas. Conta com uma base de 1.5 mil candidatos e 24 mil organizações, além de oportunidades de emprego e de estágio para pessoas com deficiência (PcD) de todo o país. Em 2019, recebeu mais de R$ 105 milhões em rodadas de investimento e se tornou a companhia mais investida do segmento. Atende clientes como a B2W Digital, Mercado Livre e Vivo. A marca é considerada uma das mais inovadoras do País, de acordo com a Startups To Watch – escolhida pela Fischer Ventures, listada na Forbes como uma das principais startups brasileiras para ficar de olho.

Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp