CIDADE NO AR Publicidade 728x90
06/01/2022 às 17h59min - Atualizada em 10/01/2022 às 00h10min

Jovens aprendem sobre o consumo e a uso culinário de PANCs em oficina promovida pelo Chef Aprendiz

A ação faz parte da 9ª edição do projeto que reúne jovens da Vila Andrade

SALA DA NOTÍCIA Karina Ribeiro
Foto - Divulgação

Por um período de aproximadamente seis meses, o Chef Aprendiz, que promove desenvolvimento humano e inserção social por meio do aprendizado culinário, reúne jovens com idades entre 17 e 24 anos para participarem de oficinas com temas transversais à gastronomia. O ciclo na atual edição está na metade, e após encontros com exercícios de autoconhecimento e reflexões sobre a vida em sociedade,  nutrição, técnicas básicas, boas práticas dentro da cozinha, produção de queijos, gard manger, carnes, aves, peixes e frutos do mar, chega o momento de conhecer um pouco mais sobre a culinária indígena e as plantas alimentícias não convencionais (PANCs). 

Durante este encontro, os jovens caminharam no entorno do local onde as oficinas acontecem e descobriram algumas destas plantas comestíveis que muitas vezes passam despercebidas, mas possuem importante valor nutricional. Na parte prática, os participantes foram convidados a acrescentarem as tais plantas na panela. Entre algumas das receitas ensinadas estavam a salada de PANC’s, Arroz de Maniva, Molho de Tucupi e Tainha de Folha de Bananeira. 

O projeto, financiado via lei de incentivo pelo Pro-Mac, conta com o apoio da rede atacadista Makro. Nesta edição, os encontros do Chef Aprendiz acontecem em uma instituição da Zona Sul da capital paulista, com participantes residentes da Vila Andrade. O projeto, que atua desde 2015 com oficinas semanais em comunidades da cidade de São Paulo, já formou mais de 130 jovens e tem como principal missão desenvolver jovens em situação de vulnerabilidade e encaminhá-los para trabalharem em cozinhas de estabelecimentos parceiros.


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp