10/01/2022 às 12h55min - Atualizada em 10/01/2022 às 13h20min

A PMS informa que o turismo teve um crescimento de 80% do patamar pré-pandêmico

Outubro teve um registro de crescimento equivalente a 1% no setor de turismo se comparado ao mês de setembro de 2021

DINO
https://www.korubo.com.br/


De acordo com uma publicação do Ministério do Turismo em dezembro, 2021 teve uma movimentação econômica ampliada no setor de atividades turísticas correspondente a 80% do crescimento que ocorreu em fevereiro de 2020.

Em outubro, a taxa de crescimento do Índice de Atividades Turísticas foi de 1% a mais que o mês de setembro. Com relação a outubro de 2020, o aumento foi de 26,9%, o que acarretou a sétima taxa positiva seguida durante o ano de 2021. Esse aumento gerou um acúmulo de 51,2% entre maio e outubro, consequentemente, aproximando-se do Índice de Atividades Turísticas pré-pandemia da Covid-19.

Algumas das razões para o impulsionamento da economia no setor de turismo foram devido ao setor de transporte aquaviário, representando 1,5% de aumento na receita, aos serviços de estalagem e aos serviços gastronômicos, que correspondem a um aumento de 2,5%.

As regiões que mais trouxeram ampliação da movimentação turística foram os estados do Espírito Santo, com 3,5%, o Ceará, com 2,2%, Minas Gerais, com o equivalente a um aumento de 1,8%, São Paulo, com 1,1%, Pernambuco, com 0,8%, e o estado do Rio Grande do Sul, com um alcance de 0,7%.

Sobre o volume regional do índice de atividade turística no ano até outubro, o Brasil fechou com aumento de 11%. Já as regiões que mantiveram a maior porcentagem do crescimento do volume de serviços foram Tocantins, com 17,8%, por ter muitas regiões conhecidas, como o Jalapão, por exemplo, seguido do Acre e Alagoas, com volume equivalente a 19,1%, e Roraima, com 21,6%.

As informações foram lançadas no dia 14 de dezembro de 2021 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), que divulga mensalmente informações sobre a movimentação econômica em diversos setores de serviços empresariais não financeiros.

Seguros de viagem mais do que dobram no 3º trimestre

Com o aumento do Índice de Atividades Turísticas, houve uma expansão na compra de seguros de viagem. Informações da Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (FenaPrevi) apontam que a solicitação de seguros ultrapassou a quantidade registrada no 3º trimestre do ano de 2020.

"Desde o início da pandemia, atuamos para proteger o setor e prepará-lo para esta retomada, com oferta de crédito, investimentos em infraestrutura turística e orientações sobre boas práticas de segurança", declara Gilson Machado Neto, ministro do Turismo.

O crescimento no número de seguros no setor de turismo em porcentagem, de acordo com a FenaPrevi, foi equivalente a 116,4%. Se comparado ao mesmo período do ano passado, houve um aumento de 36,8% no 3º trimestre deste ano.



Website: https://www.korubo.com.br/
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp