CIDADE NO AR Publicidade 728x90
12/01/2022 às 16h49min - Atualizada em 12/01/2022 às 20h40min

A cor azul está em alta no mercado automotivo global de acordo com relatório da BASF

 Na América do Sul, a preferência pela cor azul cresceu 3% no último ano. Tanto na América do Sul quanto no cenário global, branco, preto, prata e cinza seguem sendo as cores mais relevantes e estão presentes na maioria dos veículos. Redução no total da produção automotiva impactou na popularidade de algumas cores

SALA DA NOTÍCIA BASF
Unsplash
As cores acromáticas – branco, preto, cinza e prata – ainda são as cores mais populares utilizadas nas produções de veículos leves, apresentando uma beleza clássica e atemporal, conectando meio ambiente e alta tecnologia. Porém, nos últimos anos, essa preferência vem sendo ligeiramente ameaçada à medida em que novas cores começam a cair no gosto do consumidor, como é o caso do azul, que está impulsionando a tendência entre as cores cromáticas principalmente na Europa e Ásia, como aponta o Relatório de Cores para Tintas Automotivas OEM 2021 (BASF Color Report for Automotive OEM Coatings), realizado pela Divisão de Tintas da BASF.

O vermelho também ganhou representatividade neste último ano — tirando um pouco mais de participação de mercado das cores acromáticas em várias partes do mundo. No estudo, também surgem outras cores como o verde e o bege, que não são tonalidades tão comuns no nosso dia a dia.

Os grandes desafios enfrentados pela indústria automotiva global no ano de 2021, com uma redução significante no número de veículos produzidos globalmente, ajudaram algumas cores a ganharem espaço frente a outras clássicas. Aqui na América do Sul, por exemplo, o percentual de carros na cor azul cresceu 3 pontos percentuais em 2021, impulsionado por novos lançamentos utilizando esta cor.

"O azul tem realmente se tornado uma tendência na América do Sul, como previsto pelos designers da BASF anos atrás e, a cada dia, mais consumidores estão optando por esta família de cores quando compram seus novos veículos. A indústria tem usado, inclusive, efeitos e pigmentos belíssimos, especialmente metálicos, que ajudam ainda mais a transformar essa cor em um sucesso por aqui", disse Marcos Fernandes, Diretor da Divisão de Tintas da BASF, América do Sul.

Europa, Oriente Médio e África (EMEA) apresentam maior diversidade de cores e tonalidades cromáticas. A proporção de cores cromáticas é superior a 27%, e está aumentando – a maior em duas décadas.

O azul está impulsionando a tendência entre os cromáticos. Existem atualmente cerca de 180 tons de azul - desde o azul celeste até o azul meia-noite - que são elegantes, modernos e jovens, e aparecem em todos os modelos de todos os segmentos. O vermelho está em segundo lugar, muito atrás do azul, acompanhado de diversos tons de verde.

Para as cores acromáticas, o branco ainda está no topo, mas o cinza está se aproximando. O cinza tem várias opções, com efeitos e texturas que multiplicam sua presença. Os 160 tons de cinza variam de cores elegantes, escuras e cintilantes a cores sólidas, claras e esportivas.

As cores projetadas para a EMEA adotam posições de cores familiares, mas são modificadas com o auxílio de novos efeitos, gradientes de cores sutis, ou uma aplicação de brilho específica. "Os cromáticos se destacam como expressões ousadas de individualidade e esportividade, ganhando popularidade a cada ano", disse Mark Gutjahr, Chefe de Design de Cores Automotivas, EMEA.

Ásia Pacífico está à frente na diversidade global de cores. O branco ainda pode estar no topo na Ásia Pacífico (AP), mas sua popularidade está sendo ameaçada. Preto e cinza continuam melhorando, mantendo uma tendência de quatro anos, o que está diminuindo a presença de veículos brancos na estrada. 79% dos veículos novos produzidos na AP foram pintados com cores acromáticas em 2021.

A popularidade das cores cromáticas é estável, com algumas cores oscilando nos pontos de popularidade. O azul – a cor cromática número um – está em alta, baseado em dados globais de outras regiões. Por isso, houve uma queda na procura do vermelho. O marrom e o dourado aparecem com bons números, enquanto o bege, o laranja, o amarelo, o verde e o violeta se sustentam com cerca de 1% cada um.

"A AP tem a maior demanda de produção automotiva do mundo, e reflete a maior diversidade de cores, em comparação com outras regiões", disse Chiharu Matsuhara, Chefe de Design Automotivo da AP. "Junto com a tendência do azul, a paleta de tons de verde aumentou. De verde-azulado ao caqui e a azeitona, estes não são os verdes mais comuns, especialmente em SUVs".

Já na América do Norte, o azul parece estar em decadência. A produção caiu 4% em relação ao ano passado. Isso colocaria a preferência pela cor de volta aos níveis de 2017. As cores acromáticas subiram, incluindo o branco, que aumentou na América do Norte enquanto diminuiu globalmente, mas não o prata ou o cinza, que estão em baixa. Entre as cores cromáticas, o vermelho subiu 1%. Vermelho e azul estão agora empatados como as cores cromáticas mais populares.

A escassez de matéria-prima em 2021 forçou as montadoras a fazer escolhas difíceis na administração dos recursos. Isso parecia favorecer as plataformas maiores e mais populares em meio à recessão.

"A América do Norte parece mudar de direção mais rapidamente. Com a demanda alta e a tendência de oferta mais baixa, os compradores poderiam ser forçados a fazer escolhas mais pragmáticas e menos emocionais. Os consumidores mudaram rapidamente para tonalidades mais familiares no espaço acromático", disse Paul Czornij, Chefe de Design Automotivo das Américas.

Sobre a Divisão de Tintas da BASF
A Divisão de Tintas da BASF é especialista mundial no desenvolvimento, na produção e na comercialização de uma vasta gama de produtos de alta qualidade para revestimentos automotivos OEM, repintura automotiva e tintas decorativas, além de tratamentos para superfície aplicada para substratos de metal, plástico e vidro em uma ampla gama de indústrias. O portfólio é concluído pelo programa "Innovation Beyond Paint" que visa o desenvolvimento de novos mercados e empresas. Criamos soluções avançadas de desempenho e impulsionamos o desempenho, o design e novas aplicações para satisfazer as necessidades dos nossos parceiros em todo o mundo. A BASF compartilha habilidades, conhecimentos e recursos de equipes globais interdisciplinares para o benefício dos clientes, operando uma rede colaborativa de unidades na Europa, na América do Norte, na América do Sul e na Ásia-Pacífico. Em 2020, a Divisão de Tintas realizou vendas globais de cerca de 3,1 bilhões de euros.
Soluções além de sua imaginação – Tintas BASF. Para mais informações sobre a Divisão de Tintas da BASF e os seus produtos, acesse www.basf-coatings.com.

Sobre a BASF no Brasil
A BASF, empresa alemã e líder mundial na área Química, comemora em 2021, 110 anos de presença no Brasil. Ao longo desse período, a empresa tem investido em produtos e soluções para os diferentes segmentos da indústria brasileira, ressaltando a sustentabilidade e a inovação como temas transversais e considerados chave para o sucesso da companhia. Do total de mais de 110 mil colaboradores da BASF no mundo, 5.850 deles na América do Sul, sendo 4.215 no Brasil - todos atuam com o propósito de criar química para um futuro sustentável, em um ambiente inclusivo, aberto e criativo, que preza por uma cultura de respeito e diversidade.

Com oito unidades fabris no Brasil, a BASF tem como compromisso uma atuação responsável em parceria com clientes e com as comunidades onde está inserida. O portfólio da empresa está organizado em seis segmentos: Químicos, Materiais, Soluções Industriais, Tecnologias de Superfície, Nutrição & Cuidados e Soluções Agrícolas. A BASF gerou vendas de € 59 bilhões em 2020 e investiu cerca de € 2 bilhões em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e soluções www.basf.com.br.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp