10/10/2019 às 11h37min - Atualizada em 10/10/2019 às 12h03min

29° Prêmio Ernesto Illy recebe quase mil amostras de café Arábica

Regiões que mais enviaram amostras foram o Sul de Minas e o Cerrado Mineiro

DINO
http://illy.com.br/

Um total de 970 amostras foram inscritas no 29° Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso, o primeiro e maior concurso do gênero no Brasil. Na história da premiação, o número só fica abaixo da edição passada, em 2018, quando 1.174 amostras de café Arábica foram registradas.

"Esse número de 970 é bastante expressivo, face as dificuldades que os produtores enfrentaram nessa safra", analisa o Dr. Aldir Teixeira, Diretor-Geral da Experimental Agrícola do Brasil e Presidente da Comissão Julgadora do Prêmio. Assim como na 28ª edição, as regiões que mais enviaram amostras foram o Sul de Minas e o Cerrado Mineiro, com uma margem significativamente maior que as demais.

As outras regiões com representantes no 29° Prêmio são: São Paulo, Chapada de Minas, Matas de Minas, Centro-Oeste e Norte/Nordeste. Os melhores cafés serão selecionados por uma comissão julgadora, com especialistas nacionais e internacionais da illycaffè. Para o Prêmio Ernesto Illy - Nacional, serão selecionados 40 produtores finalistas, que concorrerão aos seis primeiros lugares. A revelação dos finalistas acontecerá em novembro de 2019.

Os primeiros colocados da categoria Nacional serão conhecidos em março de 2020, juntamente com os premiados da categoria Regional, que terá até dois cafeicultores contemplados em cada um dos Estados/Regiões participantes. Todos os vencedores e finalistas receberão prêmios em dinheiro e diplomas. Desde 1991, o Prêmio Ernesto Illy distribuiu mais de R$ 5,6 milhões a cerca de 1.500 produtores, consolidando-se como um marco na cafeicultura brasileira para a produção de qualidade sustentável.

Sobre a illycaffè
A illycaffè (http://illy.com.br/) é uma empresa familiar italiana, fundada em Trieste em 1933, comprometida em oferecer o melhor café do mundo. É a marca de café mais global, produzindo um único blend de café espresso 100% arábica, com grãos provenientes de 9 países fornecedores, sendo o Brasil o principal. São consumidas mais de 8 milhões de xícaras de café illy por dia, em cafeterias, restaurantes, hotéis, escritórios e residências de mais de 140 países. Precursora do espresso, a illycaffè é considerada líder em ciência e tecnologia do café graças a três radicais inovações. Ao promover o primeiro Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso, no Brasil em 1991, também foi pioneira na compra direta dos fornecedores, compartilhando know-how e pagando preços acima do mercado para quem atinge seus padrões de qualidade, em parcerias alicerçadas pelos princípios do desenvolvimento sustentável. Com o objetivo de difundir a cultura do café, fundou a Università del Caffè, um centro educacional de excelência que oferece treinamento teórico e prático em todos os aspectos do café para cafeicultores, baristas, equipes de lojas de café e amantes da bebida. Tudo que é "made in illy" é realçado pela beleza e a arte, representando os valores fundamentais da marca, a começar pelo seu logo, como são as mais de 100 xícaras da renomada illy Art Collection, desenhadas por artistas internacionais. A illycaffè empregava 1.294 pessoas globalmente em 2018, quando registrou receitas consolidadas de 483 milhões de euros.



Website: http://illy.com.br/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp