10/10/2019 às 16h00min - Atualizada em 10/10/2019 às 16h00min

Com música boa de brincar, Grupo CantaVento leva ‘Brincantorias’ para o Parque Ecológico de Campinas

Patrícia Nascimento
Foto: Juliana Hilal
Combinando expressões da cultura popular brasileira em verso e melodia, Brincantorias – 2º CD do Grupo CantaVento, promete embalar públicos de todas as idades durante a nova turnê. Com a promessa de “fazer brincar junto adultos e crianças”, o grupo fará oito shows em cinco cidades do Estado. A circulação começou em Campinas no dia 08, com apresentação na quadra da Associação Anhumas Quero-Quero (AAQQ). Agora, o público de Campinas tem uma nova oportunidade de curtir o show: terça-feira, dia 15, o Parque Ecológico será palco da atração infantil.
 
Inserido no universo musical infantil brasileiro, os espetáculos do CantaVento combinam música com interação corporal, poesia e teatro de rua, cativando crianças e adultos através de um enredo criativo e aberto ao público, além de apresentar de forma lúdica e didática a rica variedade rítmica brasileira. As apresentações promovem ainda a ocupação artística de espaços públicos com o intuito de causar um impacto social positivo para a sociedade, criando e ampliando espaços de circulação de produção cultural.
 
O CD, gravado e lançado no ano passado, finca suas raízes na cultura popular brasileira de maneira tão forte que quem assina a direção musical do disco é Renata Amaral, musicista de São Paulo e profunda conhecedora das culturas populares brasileiras. Distribuído em faixas de composições próprias e de outras fontes de renome do meio musical, Brincantorias sincretiza expressões culturais como os sambas de lenço e de bumbo, moda de viola e música caipira, cavalo marinho e cacuriá.
 
A circulação de espetáculos do grupo CantaVento é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (ProAC ICMS), com produção da Numen Produtora. Na cidade de Campinas as apresentações são patrocinadas pela Emepê, com apoio da AAQQ.
 
Velhos sonhos em nova voz
Formado por cinco músicos-educadores, o CantaVento nasceu em 2002. De lá para cá, o projeto ganhou “muita estrada” tocando em vários lugares do Brasil, incluindo escolas – onde tudo começou. De 2013 a 2017, o espetáculo do primeiro CD “Esticador de Horizontes” foi criado e lançado; em 2018, veio Brincantorias e no final do mesmo ano, uma nova voz: Nina Neder.
 
Para ela, a poesia pode fortalecer e iluminar o caminho das pessoas, da infância à fase adulta. E sendo este um trabalho “próximo ao coração e do que a gente acredita para a vida”, dividí-lo com o público é um momento de realização mútua, um presente coletivo. “O primeiro disco trazia brincadeiras de casa, de quintal; esse segundo disco leva as pessoas para a rua, para as festas, valorizando muito o que nossos avós viveram nos processos de urbanização e das festas populares em si”, explica ela.
 
Ainda segundo a cantora e contadora de histórias, as turnês geram uma oportunidade de ascender as memórias de celebração e de festa, um momento de juntar as pessoas pura e simplesmente para brincar e cantar. “Nossa intenção é plantar a sementinha das brincantorias, resgatando em conjunto as brincadeiras com cantorias, que é o mote do nosso disco”,  encerra Nina.
 
SERVIÇO
Brincantorias em Campinas
 
Parque Ecológico (Antiga Bocha)
Data e Hora: Terça-feira, 15 de outubro de 2019, às 15h
Endereço: R. Raul Teixeira Penteado, 2, Vila Brandina – Campinas/SP.
 
Classificação Livre
Entrada Gratuita

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Veja mais...
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp