31/01/2022 às 11h53min - Atualizada em 01/02/2022 às 00h10min

Comunicação verbal e não verbal – O que é e como usar a nosso favor?

Entenda mais sobre esse assunto

SALA DA NOTÍCIA Francisco Rocha
http://sellup-hr.com.br/
Quer saber o que é comunicação verbal e não verbal? Neste guia, explicaremos como funciona a comunicação humana e como ela é articulada, estudando as técnicas de comunicação verbal, não verbal e paraverbal que podem ajudá-lo em seu estudo e trabalho.
Saber se comunicar bem é uma vantagem fundamental para um trabalhador: cuidar da imagem e das relações com os outros é um elemento importante para a construção da identidade.
Conhecer e explorar os segredos da fala e da linguagem não verbal requer muita observação e prática, mas não se preocupe, pois aqui está tudo o que você precisa saber para entender verdadeiramente a comunicação verbal e não verbal. Leia conosco e entenda mais sobre o assunto, vamos lá!

 

Os segredos da linguagem não verbal

De exemplos de comunicação verbal e não verbal a técnicas para dominá-los, aqui está uma série de informações que o ajudarão a fortalecer suas habilidades de relacionamento.
 

1. Comunicação verbal

A comunicação verbal é a parte mais visível da nossa comunicação. Refere-se ao uso da palavra para transmitir, com uso consciente e eficaz, toda elaboração do pensamento. Em síntese, a definição de comunicação verbal se encontra na linguagem, ou seja, aquela forma de comunicação construída a partir de um conjunto de regras bem definidas, visando a transmissão de informações por meio de mediadores simbólicos.
Embora muitas vezes se pense que a linguagem verbal é a mais importante, na realidade não há mais suposição incorreta: segundo pesquisas, mais de 70% da comunicação é não verbal, presente, por exemplo, no RH digital. Agora vamos ver o que é comunicação não verbal e quais são as facetas que podem ser úteis para entender melhor os outros.

 

2. Comunicação não verbal

Falando em comunicação verbal e não verbal, esta última certamente desempenha um papel crucial na relação com os outros. A comunicação não verbal em psicologia se refere a uma linguagem real que todos falam com o corpo, mas que poucos são capazes de “ouvir com os olhos”.
A linguagem não verbal, portanto, é algo que não é imediatamente audível, mas que, uma vez compreendido, é capaz de nos dar muitas informações sobre o estado de espírito e os pensamentos do interlocutor. Vamos tentar entender algo mais nos próximos parágrafos.

 

Funções da comunicação não verbal

Segundo a psicologia, a comunicação não verbal e os gestos podem ter diferentes funções, como:
•    Expressar emoções: a linguagem não verbal é usada para expressar sentimentos e humor. Pense em gestos como sorrisos;
•    Comunicação interpessoal: a comunicação verbal e não verbal, ambas elas têm funções de expressão em relação ao outro. No entanto, a linguagem não verbal é capaz de representar amizade, hostilidade e decepção. Pense em gestos como aperto de mão ou contração das sobrancelhas;
•    Regulação da comunicação: a linguagem não verbal serve também para “regular” os tempos e os turnos da comunicação com o outro, gerindo as pausas.

 

Elementos da comunicação não verbal

A comunicação não verbal ou linguagem corporal contém, dentro dela, uma série de elementos e aspectos, cada um deles fundamental para melhor compreender a mensagem do outro. Esses elementos são:
• O olhar: muito importante especialmente nas comunicações face a face, é capaz de nos dizer muito sobre a pessoa com quem estamos falando. Por exemplo, tendemos a manter nosso olhar fixo por mais tempo nas pessoas pelas quais somos atraídos;
• Gesto: um aspecto fundamental e controlável, especialmente se você pretende aprender a falar em público. Pense, por exemplo, nos sinais da cabeça ou em todos aqueles gestos que caíram em desuso, como o beijo da mão;
• Postura: ter uma postura reta denota maior autoconfiança;
• Vestuário: a forma como nos vemos e nos vestimos pode dizer muito sobre nós, as nossas paixões e a nossa forma de ver as coisas. Pense em estilos particulares de roupas como o punk e pense em todo o mundo relacionado a ele.

 

3. Comunicação paraverbal

Um espaço particular em nosso estudo sobre comunicação verbal e não verbal é dedicado a outro aspecto importante: a comunicação paraverbal. A linguagem paraverbal se refere ao conjunto de sons emitidos na comunicação. É, portanto, um fator ligado ao uso da voz para se comunicar.

A linguagem verbal, de fato, não é feita apenas de palavras, mas também da forma como moldamos e usamos a voz para nos comunicar. A importância da voz é dada por vários aspectos:
• O tom: é influenciado por fatores fisiológicos (idade, constituição física) e pelo contexto. Por exemplo, se uma pessoa de uma classe social mais alta se encontra conversando com uma pessoa de uma classe mais baixa, ela tenderá a ter um tom de voz mais sério;
• Atendimento, fortemente ligado à esfera social: para dar um exemplo prático, um funcionário que fala com seu empregador tende a ter uma frequência de voz mais baixa que o normal;
• O ritmo: que dá mais ou menos autoridade às palavras ditas em um discurso. Por exemplo, um ritmo lento e com frases intercaladas com longas pausas, dão solenidade ao que é dito;
• O silêncio: parte importante da linguagem paraverbal, cujas características muitas vezes podem ser fortemente ambivalentes e principalmente com os aspectos sociais e hierárquicos desempenham um papel fundamental. Até a próxima!

Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp