31/01/2022 às 17h39min - Atualizada em 01/02/2022 às 00h10min

Como usar o dinheiro de forma inteligente em 2022

SALA DA NOTÍCIA PiaR Comunicação
Divulgação

O início do novo ano é a oportunidade de planejar suas metas e aproveitar os recursos financeiros disponíveis no mercado de forma inteligente para viver os próximos meses repleto de tranquilidade e segurança com as finanças.

Para a grande parcela da população, as metas e desejos para o ano novo estão relacionadas a quitar dívidas, poupar dinheiro, planejar viagens e adquirir bens de consumo.

De acordo com a pesquisa divulgada em novembro pela Confederação Nacional do Comércio, de Bens, Serviços e Turismo (CNC), 75,6% das famílias declaram alguma dívida quitada ou não.

Os números de endividados ainda são alarmantes, mas pequenas mudanças podem aliviar o bolso do brasileiro.

“Nunca é tarde para iniciar um planejamento financeiro e organizar a melhor forma de lidar com o seu dinheiro. Tomar boas decisões financeiras está atrelado ao conhecimento do mercado financeiro e os benefícios que seus produtos oferecem. As mudanças de hábitos, por menor que sejam, auxiliam para poupar dinheiro e investir nos seus projetos de vida”, comenta Alberto André, CEO do Plusdin, fintech de serviços financeiros, que foi criada com foco em auxiliar as pessoas a tomarem decisões mais inteligentes ao escolherem produtos e serviços financeiros.

Para isso, o especialista listou as principais metas dos brasileiros e os recursos financeiros que utilizados de forma inteligente podem auxiliar para economizar dinheiro:

  1. Pagar as despesas de início de ano: Aproveite a tecnologia dos aplicativos para pagar boletos com o cartão de crédito. Ao utilizar esse recurso, é possível parcelar os boletos de cobrança em até 12 vezes no cartão de crédito e acumular pontos para o programa de recompensa (cashback).

    Esse tipo de pagamento auxilia em contas mais caras como são as despesas de início de ano – IPTU, IPVA, material escolar, matrícula escolar, entre outros. Os populares apps que fazem uso desses benefícios são: Mercado Pago, PicPay, RecargaPay e PagBank.

  2. Quitar todas as dívidas: Opte por utilizar empréstimos que tenham taxas de juros mais baixas.

    Atente-se ao cheque especial, quando utilizado com frequência e de forma equivocada pode ser um grande vilão, assim como o pagamento mínimo da fatura de cartão de crédito, utilizando o juros rotativo.

    É preciso também ficar atento às mensalidades do empréstimo, ver se cabe no bolso e garantir que não vá comprometer o orçamento da família.

  3. Planejar as férias: Utilize cartões de crédito que proporcionam o acúmulo de pontos para trocar por milhas e garantir descontos ou gratuidade em passagens aéreas e hospedagens para realizar a viagem dos sonhos.

    Conheça alguns cartões que possuem esse benefício: Santander Unlimited Black, Elo Nanquim, American Express The Platinum Card, Mastercard Black e Visa Infinite.

  4. Use programas de recompensa: Abuse do cashback – programa de recompensas que tem o intuito de retornar o dinheiro gasto em suas compras. As organizações que vinculam o serviço de cashback tem estabelecimentos parceiros que podem realizar as trocas ou abatimentos em compras de bens de consumo.

    Algumas empresas que são conhecidas por aderirem ao benefício são: Méliuz, PagBanck, Picpay e Ame Digital. Além disso, alguns bancos tradicionais e digitais também contam com este benefício, como Inter, C6 Bank e Itaú.

  5. Poupar dinheiro: Mude seus hábitos.

    Pequenas mudanças podem fazer toda a diferença quando se trata de guardar dinheiro. Utilizar os produtos financeiros disponíveis no mercado com inteligência é a melhor forma para iniciar suas economias.

    Além disso, o mercado disponibiliza diversos tipos de investimento como: Tesouro Direto, CDB, LCA/LCI, ações, câmbio, entre outros. A aplicação ideal depende do perfil do investidor, mas iniciar um investimento já é um bom passo para garantir uma vida financeira mais segura.


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp