CIDADE NO AR Publicidade 728x90
04/02/2022 às 14h27min - Atualizada em 05/02/2022 às 00h00min

Museu da Energia debate acessibilidade em live

“Museu para Todos” acontece na quarta-feira, dia 09 de fevereiro, no canal do Youtube do Museu

SALA DA NOTÍCIA Bartira Betini
Divulgação.

O Museu da Energia de Itu recebe a exposição "O ato fotográfico acessível, subversivo e sua transversalidade cultural" até 31 de março. Para falar um pouco mais sobre o tema e a  importância da acessibilidade nos museus, o canal do Youtube do Museu da Energia realiza a live “Museu para Todos” no dia 09 de janeiro, quarta-feira, às 14h.  


A transmissão contará com a presença dos participantes Desirée Nobre, coordenadora do grupo de estudos Sociomuseologia e Acessibilidade Cultural da Cátedra UNESCO "Educação, Cidadania e Diversidade Cultural", Fernanda Morais, Coordenadora do Educativo da Fundação Energia e Saneamento, Renan Nakano e Alex Gimenes, ambos fotógrafos e realizadores da exposição "O ato fotográfico acessível, subversivo e sua transversalidade cultural". 

 

A exposição, que esteve no Museu da Energia de São Paulo até o dia 7 de janeiro, tem o objetivo de dar destaque a PcD e apresentar recursos de acessibilidade para atividades culturais.

 

Com curadoria de João Kúlcsar e curadoria de acessibilidade e consultoria de Edgar Jacques, a exposição tem o objetivo de dar destaque a pessoas com deficiência, além de apresentar os recursos de acessibilidade que podem ser aplicados em diferentes atividades culturais.

 

O projeto, selecionado no PROAC 09/2020 (edital de apoio à produção de exposições inéditas de artes visuais de São Paulo), expõe retratos de PcD representando diferentes modalidades artísticas e culturais. As imagens foram feitas pelos fotógrafos Alex Gimenes e Renan Nakano com a missão de apresentar a fotografia e as artes como instrumentos de inclusão.

 

"O ato fotográfico acessível, subversivo e sua transversalidade cultural" conta com recursos de acessibilidade como mapa, sinalização e piso podotátil, vídeo-guia e texto de curadoria em LIBRAS, fotografias, objetos e esculturas táteis, audiodescrição e audiomediação, disponíveis em QRcodes e dispositivos para uso individual. A entrada de cão-guia é permitida e o uso de máscara, obrigatório.

 

Serviço

 

Live: “Museu para Todos” 

Data: 09 de fevereiro, quarta-feira, às 14h

Canal do Youtube: Museu da Energia

Link para definir lembrete: Live “Museu para Todos”

 

Exposição: "O ato fotográfico acessível, subversivo e sua transversalidade cultural"

Período: Início dia 22 de janeiro de 2022 até 31 de março de 2022

Horário: De quarta a sábado, das 10h às 17h

Funcionamento da bilheteria: 10h às 16h

Local: Museu da Energia de Itu - Rua Paula Souza, 669 - Centro, Itu

Contato: [email protected]

(11) 4022-6832 / (11) 94805-4429 - Também WhatsApp

Valores: R$ 4,00 Inteira; R$ 2,00 Meia-entrada

Gratuidade: Sábado

 

Sobre a Fundação Energia e Saneamento

 

Desde 1998, a Fundação Energia e Saneamento pesquisa, preserva e divulga o patrimônio histórico e cultural dos setores de energia e de saneamento ambiental. Atuando em várias regiões do Estado de São Paulo por meio das unidades do Museu da Energia (São Paulo, Itu e Salesópolis), realiza ações culturais e educativas que reforçam conceitos de cidadania e incentivam o uso responsável de recursos naturais, trabalhando nos eixos de história, ciência, tecnologia e meio ambiente.

 

EMPRESA MANTENEDORA DA FUNDAÇÃO ENERGIA E SANEAMENTO

CESP

PATROCINADOR MASTER

CTG Brasil

PATROCINADOR

Comgás – Companhia de Gás de São Paulo

 

Site 

Facebook

Instagram: @museudaenergia

YouTube 


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp