02/02/2022 às 16h05min - Atualizada em 05/02/2022 às 00h00min

Rider faz parceria com Instituto ITI para nova coleção de calçados visando o impacto social

O modelo icônico RNEXT foi recriado pelas mãos das costureiras do Instituto Igualdade, Transformação & Inovação Social (ITI) em Itabira-MG

SALA DA NOTÍCIA Paula Granha Fiuza
Em comemoração aos seus 35 anos, Rider celebra mais uma parceria inédita! Dessa vez, a marca se uniu ao Instituto ITI para recriar o modelo icônico RNEXT e gerar um impacto social positivo para aqueles que participam da organização. Com a direção criativa do estilista e presidente do Instituto, Ronaldo Silvestre, a collab reforça a intenção de recriar futuros juntos, com foco em criar calçados com conforto, versatilidade e menor impacto com o seu programa Rider R4.

Disseminar o desenvolvimento sustentável com foco na geração de renda e emprego é um dos propósitos do Instituto ITI. Fundado em 2009, a organização atua com os moradores de Itabira, em Minas Gerais, com o objetivo de fortalecer a economia criativa e dar autonomia para pessoas em situação de vulnerabilidade através da qualificação profissional, cultura e educação. Entre as atividades oferecidas, está a capacitação técnica em Costura, Moda e Artesanato – que guiou a collab com Rider.

Para esse desenvolvimento, o viés utilizado foi o upcycling, conhecido como uma reutilização eficiente. “O calçado RNEXT foi recriado pelas mãos de costureiras do instituto ITI. Usamos materiais obsoletos (estoque de sobras da Grendene) que, através do olhar criativo do estilista e das costureiras do Instituto ITI, foram ressignificados”, explica executivo de Marketing da Grendene S/A, Alexandre Reis.

O lançamento tem um caráter artesanal e limitado. Todos os 300 pares produzidos tiveram a gáspea (cabedal/Upper) do calçado produzido pelas costureiras do Instituto ITI e posteriormente retornaram a Grendene para a montagem dos pares.​ O modelo traz como linguagem a ideia do retecido, que através da costura de várias peles se torna algo novo. “Outro elemento de design são as costuras em zigue-zague coloridos que são únicas em cada modelo devido ao caráter artesanal.​ A fita têxtil também é um item obsoleto que foi enviado ao Instituto para ser retrabalhado”, destaca Alexandre Reis.

Os produtos da collab são um modelo da família R4, ou seja, tem todos os elementos de menor impacto já conhecidos da coleção. A sola possui 30% de conteúdo reciclado e é 100% reciclável, o tecido do cabedal utiliza PET reciclado (uso de 1,2 garrafa PET de 500ml por par), a palmilha tem matéria-prima renovável, extraída da cana-de-açúcar e que contém 20,3% de carbono renovável. Esses atributos, somados a processos de fabricação mais ecoeficientes, fazem com que o RNEXT tenha uma emissão de CO2eq abaixo da média: 1,79 kg CO2eq por par.

 
E-COMMERCE 
A coleção Rider R Next R4 + Instituto ITI estará disponível para compra a partir de R$ 239,99 no e-commerce rider.com.br 

Sobre a Rider 
A Rider foi criada em 1986 pela Grendene, uma das maiores potências da indústria calçadista nacional, e rapidamente seus produtos de design inovador se tornaram sucesso no Brasil e no mundo. A Rider incentiva as manifestações criativas do design, moda e cultura, através das conexões entre pessoas, ideias e atitudes. www.rider.com.br
 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp