04/02/2022 às 13h01min - Atualizada em 07/02/2022 às 00h00min

Grupo DPSP traz para São Paulo hemocentro itinerante

Após sucesso da primeira fase do projeto, companhia estende parceria com a startup social SAS Brasil para percorrer cidades do interior do estado, região metropolitana e capital paulista

SALA DA NOTÍCIA Amanda Monzani
https://www.fsb.com.br/
Divulgação
O Grupo DPSP, união das marcas Drogarias Pacheco e Drogaria São Paulo, dá início a uma nova fase do seu projeto para captação de sangue. A nova etapa do Hemocentro Itinerante SAS Brasil - Drogaria São Paulo irá realizar coletas em cidades localizadas no interior do estado, região metropolitana e capital paulista com duração total de três meses. O hemocentro funciona dentro de uma carreta totalmente adaptada e cumpre todos os protocolos de higiene necessários para garantir a segurança durante as doações. Além da parceria com a startup social SAS Brasil, a farmacêutica Roche Brasil também está novamente apoiando a iniciativa. 

Durante a primeira semana de coleta, a carreta permanecerá estacionada no Shopping Internacional de Guarulhos até o dia 3 de fevereiro. A segunda semana de doações, começa no dia 7 de fevereiro no Morumbi Shopping, localizado na Zona Sul de São Paulo. As doações acontecem das 9h às 15 horas e os interessados devem realizar o agendamento pelo site.  O atendimento é feito com quatro pessoas a cada 30 minutos, seguindo os protocolos contra a Covid-19. Durante a primeira fase, o hemocentro percorreu mais de 6,3 mil km passando por três estados: Rio de Janeiro, Minas Gerais e Goiás, além do Distrito Federal. Ao todo, foram coletados mais de 600 litros de sangue com a ajuda de aproximadamente 1.200 doadores e beneficiando um número superior a 5 mil pessoas. 

Como efeito da pandemia, os estoques de sangue nos hemocentros permanecem em níveis muito baixos. A necessidade de isolamento social e o medo de contrair o vírus criaram barreiras para quem deseja fazer as doações. Além disso, apenas 1,6% do total da população brasileira – o equivalente a cerca de 3,5 milhões de pessoas – doa sangue, segundo o Ministério da Saúde, quando o número ideal, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS,) seria de 5%. "Temos o propósito de cuidar da saúde das pessoas. Não podemos deixar de contribuir com uma causa tão importante como a doação de sangue. Por meio desta iniciativa queremos facilitar o acesso da população aos bancos de sangue oferecendo uma estrutura completa para quem deseja doar, a fim de manter os estoques com reservas suficientes para atender todos que precisarem. A primeira fase do projeto foi um sucesso e não tenho dúvidas que conseguiremos repetir esses bons números em São Paulo também", ressalta Andrea Sylos, Diretora Comercial e Marketing do Grupo DPSP. 

Adriana Lima, Gerente Jurídica, de Responsabilidade Social e Sustentabilidade da Roche Farma, também reforça a importância da iniciativa. "A queda nas doações de sangue é um cenário preocupante que foi acentuado em meio à pandemia e demanda atuação proativa e solidária em prol da reposição dos estoques dos hemocentros. Seguindo o nosso propósito de não deixar nenhum paciente para trás, mais uma vez a Roche se alia à SAS Brasil e ao Grupo DPSP, para incentivar os cidadãos a exercerem um ato humanitário e simples que pode salvar vidas”, afirma. 

“Utilizar a carreta com impacto entre uma e outra expedição da SAS Brasil sempre foi um objetivo nosso”, diz a médica Adriana Mallet, CEO da organização. “Ver este projeto entrar no terceiro ano, ainda mais maduro e com números tão significativos e parceiros tão importantes como a Drogaria São Paulo e a Roche nos faz imensamente felizes”, completa. 

Quem pode doar  

Após fazer o agendamento, o interessado em doar precisa apresentar um documento de identidade original com foto, estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos e pesar, no mínimo, 50 quilos. O doador não pode estar em jejum e deve ter dormido pelo menos 6 horas na noite anterior. É recomendado ainda evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação e respeitar o prazo de 12 horas para o caso de ingestão de bebidas alcoólicas. 

Se estiver com sintomas de gripe ou resfriado, ou tiver tomado vacina recentemente, não deve doar temporariamente. 

Candidatos que tiveram contato com pessoas que apresentaram diagnóstico clínico/laboratorial de infecção por Covid-19 são considerados inaptos pelo período de 14 dias, após o último contato com essas pessoas. 

Serviço: 
Hemocentro Itinerante SAS Brasil – Drogaria São Paulo 

Local: Morumbi Shopping  
Data: De 7/02 a 9/02 de fevereiro  
Horário: das 9h às 15h 
Endereço: Av. Roque Petroni Júnior, 1089 (piso Térreo, estacionamento externo próximo ao Atrium) 
É necessário fazer agendamento pelo site.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp