14/02/2022 às 11h24min - Atualizada em 15/02/2022 às 00h10min

Programa Agro Plus abre oportunidades de estágio para estudantes de Engenharia Agronômica no Maranhão

Estudantes terão oportunidade de atuar em campo

SALA DA NOTÍCIA Paulo Zappa
ABIOVE/Agro Plus
A Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (ABIOVE) e a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) firmaram um importante acordo para implementação do Programa Agro Plus no âmbito do Projeto Cadeias Sustentáveis - uma parceria entre a Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável (GIZ) e o Governo do Maranhão. 

Por conta deste movimento, a ABIOVE e a UFMA, por meio do seu Centro de Ciências Agrárias e Ambientais, estabelecem um convênio para abertura de vagas de estágio destinadas a alunos do curso de Engenharia Agronômica para atuarem no Programa Agro Plus MA, que está sendo executado em aproximadamente 40 fazendas de soja da Microrregião de Chapadinha com apoio do Projeto Cadeias Sustentáveis. 

Esta parceria do setor privado com a academia iniciou em 2014 com a Universidade Federal de Viçosa (UFV), na qual 210 estudantes de Ciências Agrárias estagiaram oferecendo Assistência Técnica nas fazendas de MG, MS e BA.  

“Os resultados são muito motivadores, pois além de melhorar a gestão econômica, ambiental e social das fazendas, estes alunos conseguem ter uma vivência prática das atividades de campo e se tornam muito bem preparados para assumirem posições relevantes no mercado de trabalho”, comenta o gerente de sustentabilidade da ABIOVE, Bernardo Pires. 

Coordenado pela ABIOVE com o suporte de instituições regionais, o Agro Plus - maior programa privado de assistência técnica agrícola do Brasil - é gratuito, prático, inclusivo, aplicável, e tem como objetivo oferecer capacitação a produtores para melhorar a gestão contínua e gradativa da propriedade, com orientações sobre construções rurais, conservação dos recursos naturais, governança das atividades produtivas e o bem-estar social de trabalhadores e comunidades locais. Atualmente é executado em oito estados (BA, GO, MA, MT, MS, MG, PI e TO) e atende 3.400 propriedades rurais. 

O Projeto Cadeias Sustentáveis faz parte do Programa Sustentabilidade e Criação de Valor em Cadeias Produtivas, uma iniciativa global da GIZ financiada com recursos do Ministério Federal da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento (BMZ) da Alemanha, que atua em 11 países. 

Conheça mais acessando o site do Agro Plus
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp