17/02/2022 às 10h05min - Atualizada em 18/02/2022 às 00h00min

Circular Arte na Praça Adolpho Bloch chega à 5ª edição com a mostra “Concreta Mente Já”

Com curadoria de Marc Pottier, artistas convidados revisitam o neoconcretismo

SALA DA NOTÍCIA MAURICIO ANTUNES BARREIRA
Anderson Jacob

O projeto Circular Arte na Praça Adolpho Bloch chega à quinta edição com a mostra “CONCRETA MENTE JÁ”. A abertura será no sábado, dia 19 de fevereiro, a partir das 11h. Idealizado e realizado pela Farah Service, empresa de melhorias urbanas, o evento se consolidou como uma opção de entretenimento cultural de qualidade ao ar livre e gratuita e já começou a se expandir para outras praças da cidade. Cada edição tem um tema diferente inspirado no meio ambiente. 

Desta vez, Marc Pottier, curador do projeto desde a primeira edição, inaugurada em 2019, pediu aos artistas convidados uma revisitação do neoconcretismo, que tem como principais representantes o escritor e crítico de arte Ferreira Gullar e a artista plástica Lygia Clark. O movimento carioca bateu de frente com a geometria atribuída aos engenheiros e físicos, e  defendia que o racionalismo roubava a qualidade das obras de arte, afastando o olhar frio como se as produções fossem meras máquinas. 

“A força do projeto é convidar os artistas para dialogarem com o espaço, sempre ligados ao ambiente. Nesta edição, abri uma pequena exceção quanto ao tema, primeiro porque em 2022 se comemora um século do Modernismo no Brasil. Em segundo lugar, escolhi o neoconcretismo porque é um marco histórico nas artes visuais no Brasil, onde as obras saem da parede para viver outro tipo de espaço. Convidei artistas de São Paulo e também de outros Estados para saber como eles pensam esse movimento nos dias de hoje”, explica Pottier. 

O desafio foi encontrar uma renovação ao que se conhecia como linguagem geométrica e apresentar obras com cores mais vibrantes, traços que evidenciem seus sentimentos e formas que conquistem o espaço, rompendo distâncias e aproximando os espectadores da produção artística. Esse exercício quer ampliar também as reflexões e fazer com que o público interaja com as obras. 

“Essa é mais uma oportunidade da população apreciar obras de artistas renomados em um espaço aberto. Nós, da EMAE, ficamos orgulhosos por poder contribuir para que a população tenha acesso a bens culturais na cidade”, diz Marcio Rea, presidente da Empresa Metropolitana de Águas e Energia S.A, apoiadora do evento.  

Os artistas convidados da 5ª edição são Alberth Murta e Aline Volpato, assume vivid astro focus (avaf), Isabela Etchenique, Isabella Lescure, Janet Vollebregt, Joe Seiler, Maria Lynch, MrBands, Martin Levêque, Noel Marinho, Ricardo Machado e Tom Lisboa. Eles vão somar ao acervo permanente da Praça que inclui obras de Ciro Schu, Douglas White, Hugo França, Lucas Dupin, Oskar Metsavaht, Janaina Mello Landini e Verena Smit.

A 5ª edição do projeto Circular Arte na Praça Adolpho Bloch tem o patrocínio da Sabesp e da EMAE e o apoio da Prefeitura da Cidade de São Paulo. A abertura contará com a presença dos artistas, de Marc Pottier e da equipe da Farah Service. A exposição poderá ser visitada até 30 de junho e é totalmente gratuita.

 

Serviço:

5ª Edição do projeto CIRCULAR - Arte na Praça Adolpho Bloch

Local: Praça Adolpho Bloch (Av. Brasil, s/n - Jardim Paulista, ao lado da Paróquia Nossa Senhora do Brasil - São Paulo, SP)

Abertura: 19 de fevereiro

Horário: 11h

Visitação: de 19 de fevereiro a 30 de junho



 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp