17/02/2022 às 16h15min - Atualizada em 18/02/2022 às 00h01min

Especialistas dão dicas de como se organizar para realizar um intercâmbio em 2022, gastando pouco

Intercâmbio Afrocentrado

SALA DA NOTÍCIA Janaina Bernardino
Foto: Reprodução
 

Mesmo em meio a pandemia, o sonho de fazer um intercâmbio não precisa acabar. Muitos buscam oportunidades no exterior por diversos motivos: querem segurança, melhorar qualidade de vida ou a troca de experiências culturais. Segundo uma pesquisa do The Student World, 83% dos jovens desejam realizar um intercâmbio no pós-pandemia. Mas para onde ir que caiba no seu bolso? A Juliana Rosa, Executiva de Vendas da Ebony English School, uma escola de idiomas que mescla diversidade e tecnologia levando em conta a história e a cultura afro diaspórica, listou 3 opções de lugares incríveis para fazer o intercâmbio, aprender inglês e colecionar experiências únicas desse grande passo.

África do Sul: Cidade do Cabo e Johannesburgo
No continente africano, o país tem a melhor estrutura para receber estudantes, contato com a cultura sul africana e também com outras culturas do continente, pois a diversidade africana é muito presente no país. Vale lembrar que o continente tem 54 países; não é necessário visto para Brasileiros, podendo permanecer por até 3 meses. No país você encontra belíssimas paisagens e muitas atividades externas para turistar.

Malta: arquipélago na Europa, entre Sicília e o norte do continente Africano
Baixo custo de vida com possibilidades de trabalhar durante o intercâmbio. O transporte é fácil e barato para se locomover na ilha e conhecer as lindas paisagens do local.

Irlanda: Capital de Dublin
Destaque no cenário mundial nos últimos anos, devido à sua excelente qualidade de vida, possui opções de emprego com a possibilidade de até noventas dias de estadia e isenção de visto para trabalhar. Os setores de marketing, saúde, TI, financeiro, engenharia e saúde costumam ter bastante demandas para empregos.

Felizmente as fronteiras de muitos países já estão sendo abertas por conta da vacinação, ainda, claro, seguindo todas as medidas de segurança. Logo, uma organização financeira é de extrema importância para dar o primeiro passo do seu sonho, então aproveite o começo do ano para se programar: “É muito importante pesquisar sobre os custos do lugar que você pretende ir, então tem algumas ferramentas que auxiliam nessa pesquisa, mas é necessário entender qual é o custo de vida, alimentação, moradia e transporte que são os itens essenciais. Mesmo no contexto de intercâmbio é fundamental ter uma reserva de emergência, porque nunca sabemos quando imprevistos podem acontecer. É importante pensar também que por mais que pareça difícil se conseguirmos nos organizar com antecedência se torna possível, então nesse momento de pandemia em que as fronteiras estão ainda incertas, acredito que seja mais prudente focar em juntar o dinheiro mais do que fazer as reservas para que assim conseguimos lidar com as alterações na conjuntura”, diz Gabriela Chaves, economista e CEO da NoFront Educação Financeira.

Agora que você já sabe as opções de países para realizar a viagem e a importância de economizar e investir a longo prazo, o ideal é procurar uma empresa especializada em intercâmbios que auxilie você a tornar esse sonho realidade e, principalmente, trazer segurança em todo o passo a passo para concretizar este processo. A edtech Universidade do Intercâmbio, especializada em oportunidades internacionais, leva ao futuro intercambista todas as possibilidades de preparar uma viagem ao exterior. Com mais de 5 anos de experiência no mercado, a startup “ensina” todos os detalhes que a pessoa precisa saber antes de embarcar rumo ao seu destino. Segundo o CEO da empresa, Vinícius Nunes, existem diversos caminhos que podem facilitar este sonho. “Hoje, nós acreditamos que existam mais de 60 possibilidades de intercâmbios, cada um atendendo a necessidade do viajante. Uns para trabalho, outros para conhecimento multicultural, enriquecimento acadêmico e até mesmo para o desenvolvimento pessoal”, conta. 

Mesmo ainda distante de voltar ao normal, os planos para fazer o intercâmbio não precisam mais ser adiados. Mantenha seu foco e objetivo, planeje financeiramente, corra atrás de ajuda especializada e fique atento a todos os detalhes para transformar este sonho em realidade e fazer dessa viagem uma experiência inesquecível.




 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp