18/02/2022 às 11h17min - Atualizada em 18/02/2022 às 11h17min

Investimento de R$ 500 mil garante capacitação profissional para 490 mulheres de SC

Recursos foram destinados pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. A iniciativa conta com a parceria do Instituto Federal de Santa Catarina

https://www.gov.br/mdh/pt-br/assuntos/noticias/2022/fevereiro/investimento-de-r-500-mil-garante-capacitacao-profissional-para-490-mulheres-de-sc
O projeto vai contemplar moradoras da região sul de Santa Catarina atendidas pela Associação dos Municípios da Região de Laguna e Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Foto: Daniel Barbosa Cassol)

Quatrocentas e noventa mulheres em situação de vulnerabilidade social receberão cursos gratuitos no sul catarinense. Para a realização da iniciativa, foram destinados R$ 500 mil do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), por meio do Projeto Qualifica Mulher. A aula inaugural aconteceu nesta sexta-feira (11), em Tubarão (SC). A ação é uma parceria do Governo Federal com o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).

Os cursos abrangem áreas como geração de renda, tecnologia e valorização do trabalho feminino; empreendedorismo; comunicação e atendimento ao cliente; inovação e criatividade; inclusão digital; instalações e serviços de eletricidade; cidadania, alfabetização e letramento.

Integrante da Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres (SNPM/MMFDH), a secretária adjunta Viviane Dutra afirmou que a proposta consiste em desenvolver o potencial empreendedor que as alunas têm, de forma a proporcionar autonomia econômica e melhores condições de vida para elas e familiares. Segundo a gestora, a iniciativa beneficiará ainda a economia local.

“Investir na mulher também é investir no desenvolvimento econômico e social da região. Afinal, inúmeras mulheres são chefes de família e criam seus filhos sozinhas. Oferecer condições para que elas possam transformar vidas e ter novas oportunidades só fortalecerá a nossa sociedade”, completou a secretária.

Para o reitor do IFSC, Maurício Gariba Júnior, o projeto Qualifica Mulher demonstra a importância de articular políticas públicas entre o Governo Federal, o instituto e os municípios.

“Essa iniciativa dos campus de Tubarão e Criciúma, em parceria com o MMFDH, envolvendo também os municípios, além do caráter de ensino, traz toda uma questão social de poder atender mulheres vulneráveis socialmente e dar a elas a chance de uma mudança de vida tanto no aspecto econômico quanto social”, enfatizou.

A ação faz parte do projeto “Autonomia Social, Gerando Renda e Valorizando o Trabalho Feminino”, do IFSC. A cerimônia de lançamento também contou com a participação de parlamentares, prefeitos e entidades civis das regiões de Criciúma e Tubarão, além de apresentações culturais.

Qualifica Mulher

Instituído pelo MMFDH, o projeto Qualifica Mulher tem a proposta de formar uma rede de parcerias com o Poder Público e instituições privadas. O intuito é fomentar ações de qualificação profissional, trabalho e empreendedorismo para geração de emprego e renda para as mulheres em situação de vulnerabilidade social.

Os eixos de atuação do projeto são o “Qualifica Capacita - qualificação e capacitação profissional”, o “Qualifica Empreende - capacitação para o empreendedorismo” e o “Qualifica Concretiza - caminho à empregabilidade e incentivo ao microcrédito para empreendedoras”. Durante o primeiro ano de execução, o Qualifica Mulher beneficiou mais de 100 mil mulheres.
Acesse a página do projeto
Para dúvidas e mais informações:
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp