15/10/2019 às 15h50min - Atualizada em 15/10/2019 às 16h03min

Empresa reconhece multiplicadores que entregam sementes com mais de 90% de germinação

Programa Monsoy Multiplica em vigor há algumas safras tem como finalidade incentivar parceiros a produzirem sementes com cada vez mais qualidade.

DINO
http://www.agro.bayer.com.br

Para garantir o sucesso da sua lavoura, o produtor rural depende de vários fatores combinados. Porém, tudo começa com uma semente com alto potencial produtivo para que se possa atingir os resultados esperados. Há 35 anos, o agricultor de Rondonópolis, no Mato Grosso, Carlos Ernesto Augustin, trabalha com produção de sementes. Ele conta que nessas mais de três décadas muita coisa mudou na maneira como se faz a agricultura e como se produz soja.


“Nesses 35 anos tivemos muita mudança. A gente ensacava a soja em saco de juta e colava papel como etiqueta com polvilho de mandioca, porque era mais barato. E assim, tudo foi mudando. Muita coisa mudou em termos de valor, do que a semente continha dentro e do que ela tem hoje. Antes, a semente era branca, não tinha nada, nem classificação de tamanho”, explica.

Nos 15 mil hectares em que planta soja no verão – milho e algodão na safrinha (inverno) – o multiplicador consegue produzir mais de 1 milhão de sacos de sementes com qualidade acima de 90% e um alto vigor. A receita para essa entrega, de acordo com Augustin, é muito trabalho e dedicação.

Já na região sul do país, a mais de 1.700 km de Mato Grosso, a busca pela qualidade da semente também é algo presente. O produtor Leandro Berlanda também é um dos multiplicadores de Monsoy. Na propriedade localizada na região de Erechim, no norte do Rio Grande do Sul, ele planta 25 mil hectares – entre área própria e cooperados – para multiplicar a soja, sempre buscando a qualidade, produtividade e o vigor da semente. São colhidas cerca de 80 sacas/ha da oleaginosa por safra.

Só é possível conseguir isso e oferecer uma semente com o que o agricultor precisa para ter uma boa safra, se tiver responsabilidade e comprometimento”, afirma.

 

Reconhecimento
Com mais de 20 anos de história, a Monsoy - marca de sementes de soja da Bayer - se tornou referência devido ao seu foco em inovação. Na safra 2017/2018, a Monsoy comemorou o terceiro ano na liderança da preferência dos sojicultores, com 29% de participação de mercado, segundo pesquisa realizada pela consultoria Kleffmann Group. Por isso, pensando sempre em qualidade e inovação, a Monsoy criou e tem realizado o Programa Monsoy Multiplica (PMM).

O objetivo é incentivar e reconhecer os multiplicadores que produzem sementes com pelo menos 90% de germinação e alto vigor. Os multiplicadores poderão contar com esse reconhecimento da marca a partir da próxima safra de soja. A ideia é incentivar esses parceiros a produzirem sementes com cada vez mais qualidade.


Sementes com alta qualidade são essenciais na busca por altas produtividades na cultura da soja. Um alto índice de germinação e vigor garante qualidade no estabelecimento da cultura, gerando plantas mais fortes e vigorosas. É preciso ressaltar ainda a importância de se adquirir sementes certificadas, que dão ao agricultor a garantia de pureza genética e de altos índices de qualidade, além de todo o respaldo de uma empresa especializada na produção de sementes”, diz o gerente comercial de Monsoy, Alexandre Chaves.

Para Augustin, que é um dos multiplicadores da marca, o programa é algo positivo e bem-vindo. “É um reconhecimento que dá o exemplo aos outros. É um começo. É algo bom para todos, para nós, para a marca e para os clientes, que valorizam um trabalho bem feito”, disse.

Já para Berlanda, quem ganha com esse programa é o próprio mercado. “Quando o agricultor for comprar uma semente da marca, ele vai saber que tem qualidade, porque a Monsoy reconhece isso, reconhece a necessidade de uma semente com alto vigor e germinação. Isso só incentiva cada vez mais”, conclui o multiplicador.



Website: http://www.agro.bayer.com.br
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp