CIDADE NO AR Publicidade 728x90
17/02/2022 às 11h14min - Atualizada em 21/02/2022 às 00h00min

Sindiveg lança módulo sobre aviação agrícola em treinamento online e gratuito

SALA DA NOTÍCIA Beatriz Priscila Pedrini

O Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg) acaba de lançar o quinto módulo do treinamento de uso correto e seguro de defensivos agrícolas – em sua plataforma de treinamentos online –, que aborda a importância da aviação agrícola, as principais culturas beneficiadas, a regulamentação específica da atividade e seu papel além da aplicação de defensivos.



"Em mais uma etapa do treinamento sobre defensivos, elaborado por especialistas no assunto, os agricultores, funcionários de propriedades agrícolas e demais interessados podem conhecer um pouco sobre a história da aviação agrícola, bem como estratégias para planejamento de pulverizações aéreas e as boas práticas relacionadas a esse tipo de aplicação de defensivos", informa a diretora executiva da entidade, Eliane Kay.



De acordo com Eliane, a aviação é uma ferramenta importante para controlar de forma eficaz as pragas e doenças que prejudicam as lavouras. Esses problemas são comuns no clima tropical, desafiando os agricultores durante o ano todo. "Os defensivos agrícolas utilizados no país têm alta tecnologia cientificamente comprovada e cumprem um papel essencial no aumento da produção de alimentos", destaca.



O quinto módulo da plataforma foi produzido em parceria com o Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag) e a consultoria AgroEfetiva, por meio de Fernando Kassis Carvalho. Formado em agronomia, ele é mestre e doutor na área pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e doutor pela University of Nebraska-Lincoln (EUA).



A ferramenta é totalmente gratuita e pode ser acessada por todos os interessados no site www.sindiveg.org.br/cursos. Lançada em 2020, a plataforma já conta com mais de 16 mil pessoas cadastradas, sendo cerca de 7 mil agricultores. Ao todo, mais de 15 mil certificados já foram emitidos no portal, que também oferece treinamento sobre a relação entre apicultura e agricultura, no âmbito do programa Colmeia Viva.



Vale lembrar que o treinamento emite um certificado de conclusão ao final do módulo e que ainda é possível acessar aos primeiros módulos sobre segurança na aplicação de defensivos agrícolas, tecnologia de aplicação, prevenção e primeiros socorros no uso desses produtos e aquisição, transporte e armazenamento de defensivos em propriedade rural.



"A educação é um dos pilares mais importantes do trabalho do Sindiveg, que investe na difusão de conhecimentos, multiplicando as boas práticas. Afinal, defensivos requerem cuidados especiais e usá-los de forma correta e segura é benéfico para o produtor, o ambiente, as plantações e as pessoas”, diz o presidente do Sindiveg, Júlio Borges.



Para participar do treinamento à distância, basta acessar o portal www.sindiveg.org.br/cursos e preencher os dados de cadastro. O certificado é gratuito e emitido após a conclusão de cada etapa.



Colmeia Viva



Outro treinamento disponível pela plataforma do Sindiveg trata das "Boas práticas na relação entre agricultura e apicultura". São sete módulos: (1) agricultura, apicultura e defensivos agrícolas; (2) defensivos: práticas amigáveis às abelhas; (3) boas práticas apícolas na relação com a agricultura; (4) como aplicar defensivos sem impacto às abelhas; (4) formalização da apicultura; (6) a importância de aprender a cuidar e proteger as abelhas; e (7) aplicação terrestre: técnicas amigáveis às abelhas.



Sobre o Sindiveg

 

O Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg) representa a indústria de produtos para defesa vegetal no Brasil há mais de 80 anos. Reúne 26 associadas, distribuídas pelos diversos Estados do País, o que representa aproximadamente 40% do setor. Com o objetivo de defender, proteger e fomentar o setor, o Sindiveg atua junto aos órgãos governamentais e entidades de classe da indústria e do agronegócio pelo benefício da cadeia nacional de produção de alimentos e matérias-primas. Entre suas principais atribuições estão as relações institucionais, com foco em um marco regulatório previsível, transparente e baseado em ciência, e a representação legitima do setor com base em dados econômicos e informações estatísticas. A entidade também atua fortemente para promover o uso correto e seguro, levando conhecimento e educação aos produtores e respeitando meio ambiente, leis e normas. Para mais informações, acesse www.sindiveg.org.br.
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp