CIDADE NO AR Publicidade 728x90
25/02/2022 às 16h53min - Atualizada em 28/02/2022 às 00h00min

Cartão de crédito é a principal dívida de brasileiros; lei do superendividamento é alternativa para sanar débito

Advogado explica que lei é uma solução para aqueles que possuem uma dívida considerada impossível de ser paga sem prejudicar direitos fundamentais

SALA DA NOTÍCIA Tadeu Rover
Foto: Alexandr Podvalny| Pixabay
Fevereiro, 2021 – Em 2021, o endividamento atrapalhou o bem-estar do brasileiro. Um levantamento feito pelo Serasa mostra que, no último ano, 85% das pessoas endividadas perderam o sono por esse motivo. O cartão de crédito é a principal dívida (53%), seguida por lojas (34%) e contas básicas (32%). O cenário preocupa, mas, em muitos casos, é possível sair dessa situação, inclusive no caso dos superendividados, ou seja, aqueles que possuem uma dívida tão grande que se torna impossível de pagar sem prejudicar direitos fundamentais, como moradia e alimentação.

O advogado Felipe Porfírio Granito, do GBA Advogados Associados, aponta que o Código de Defesa do Consumidor foi atualizado pela chamada Lei do Superendividamento (Lei 14.181/21), sendo essa uma luz aos superendividados, com mecanismos e direitos para o consumidor superar essa situção. “Esta lei é uma interessante alternativa, possibilidando ao consumidor superendividado o direito básico ao crédito responsável e à educação financeira”, avalia o advogado.

O principal destaque, segundo Granito, é a possiblidade de renegociação de dívidas em bloco, semelhante ao que ocorre para empresas em recuperação judicial. “A pessoa física pode negociar agora com todos os seus credores de uma única vez, criando um plano de pagamento dentro de suas possibilidades”, explica. Entre as dívidas que entram nesse bloco de pagamento estão as principais dos brasileiros: aquelas de consumo (carnês e boletos); as contas de água, luz, telefone e gás; os empréstimos com bancos e financeiras, inclusive cheque especial e cartão de crédito; e os crediários.

O primeiro passo para ser beneficiado pela lei é solicitar a negociação indicando as dívidas totais e o orçamento doméstico, com o máximo de detalhamento. Isso pode ser feito na Justiça Estadual ou em órgãos de defesa do consumidor, como Procon, Ministério Público e a Defensoria Pública.

Em seguida, o processo começa a correr na Justiça com o consumidor apresentando um plano de pagamento de cinco anos, que será analisado pelos credores, sempre buscando uma alternativa conciliatória. Se aceita, o juiz profere uma sentença, definindo exatamente as obrigações do consumidor, assim como dos credores.

Sobre o GBA Advogados Associados
Formado por profissionais com alto conhecimento e experiência no Direito Público e Privado, o Granito, Boneli e Andery – GBA Advogados Associados foi fundado há 40 anos, em Campinas (SP) e, após processo de fusão em 2017, teve sua equipe completamente estruturada e solidificada. Com foco em Direito Empresarial, oferece suporte e assessoria jurídica a empresas e fundamenta-se em três pilares para a entrega com excelência: equipe com vasto conhecimento multidisciplinar com visões empresariais e econômicas abrangentes, atendimento personalizado, além de serviços completos, aprofundados e projetados de acordo com a necessidade específica de cada empresa, em vários campos de expertise. São eles: Crise Financeira e Recuperação Empresarial, Recuperação Judicial e Falência, Direito Tributário, Contratos Empresariais e Civis, Planejamento Patrimonial e Sucessório, Planejamento Societário, Direito Médico, Direito Imobiliário, Relações de Consumo e Direito Trabalhista. O GBA Advogados Associados é certificado pela ISO 9001.


Atendimento à imprensa
Tadeu Rover | [email protected] | (19) 97412.0940
Tiago Freitas | [email protected] | (19) 99306.2923


 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp